sexta-feira, 7 de setembro de 2012

JERUSALÉM E A ARCA DE DEUS



E tornou Davi a ajuntar todos os escolhidos de Israel, em número de trinta mil.
E levantou-se Davi, e partiu, com todo o povo que tinha consigo, para Baalim de Judá, para levarem dali para cima a arca de Deus, sobre a qual se invoca o nome, o nome do SENHOR dos Exércitos, que se assenta entre os querubins.
E puseram a arca de Deus em um carro novo, e a levaram da casa de Abinadabe, que está em Gibeá; e Uzá e Aió, filhos de Abinadabe, guiavam o carro novo.
 E levando-o da casa de Abinadabe, que está em Gibeá, com a arca de Deus, Aió ia adiante da arca.
E Davi, e toda a casa de Israel, festejavam perante o SENHOR, com toda a sorte de instrumentos de pau de faia, como também com harpas, e com saltérios, e com tamboris, e com pandeiros, e com címbalos.
E, chegando à eira de Nacom, estendeu Uzá a mão à arca de Deus, e pegou nela; porque os bois a deixavam pender.
Então a ira do SENHOR se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali por esta imprudência; e morreu ali junto à arca de Deus.
E Davi se contristou, porque o SENHOR abrira rotura em Uzá; e chamou àquele lugar Perez-Uzá, até ao dia de hoje.
E temeu Davi ao SENHOR naquele dia; e disse: Como virá a mim a arca do SENHOR?
E não quis Davi retirar para junto de si a arca do SENHOR, à cidade de Davi; mas Davi a fez levar à casa de Obede-Edom, o giteu.
E ficou a arca do SENHOR em casa de Obede-Edom, o giteu, três meses; e abençoou o SENHOR a Obede-Edom, e a toda a sua casa.
Então avisaram a Davi, dizendo: Abençoou o SENHOR a casa de Obede-Edom, e tudo quanto tem, por causa da arca de Deus; foi pois Davi, e trouxe a arca de Deus para cima, da casa de Obede-Edom, à cidade de Davi, com alegria.
E sucedeu que, quando os que levavam a arca do SENHOR tinham dado seis passos, sacrificava bois e carneiros cevados.
E Davi saltava com todas as suas forças diante do SENHOR; e estava Davi cingido de um éfode de linho.
Assim subindo, levavam Davi e todo o Israel a arca do SENHOR, com júbilo, e ao som das trombetas.
2 Samuel 6:1-15
A Arca da Aliança saíra de Quiriate-Jearim do lugar do esquecimento. Após ser esquecida por mais de 40 anos naquele lugar pelo o povo de Deus,ela voltava ao centro da vida cúltica do povo. Davi,novo rei de Israel, havia conquistado Jerusalém,que ficava exatamente no meio geográfico de Israel,unindo as Tribos do sul e do Norte. Como já havia dito,de 1 Sm 7 até 2 Sm 6 a Arca,a Presença de Deus não é mencionada. Significa que nesse período a Presença de Deus não foi considerado um fator importante.

"[Disse Davi]: E tornemos a trazer para nós a arca do nosso Deus; porque não a buscamos nos dias de Saul. " 1 Crônicas 13.3  
Podemos perceber que o temor ao Senhor estava esquecido. E Davi estava disposto a tirar a Arca dessa condição. Será que temos deixado de lado o Nosso Pai,temos abandonado o temor e o respeito a Ele?
Por essa falta de noção do Temor ao Senhor,Davi acaba fazendo o certo de maneira errada. Ele quis transportar a Arca em cima de um carro de boi,como os filisteu fizeram em 1 Sm 6.7-12.

Agora, pois, tomai e fazei-vos um carro novo, e tomai duas vacas com crias, sobre as quais não tenha subido o jugo, e atai as vacas ao carro, e tirai delas os seus bezerros e levai-os para casa.
Então tomai a arca do SENHOR, e ponde-a sobre o carro, e colocai, num cofre, ao seu lado, as figuras de ouro que lhe haveis de oferecer em expiação da culpa, e assim a enviareis, para que se vá.
Vede então: Se ela subir pelo caminho do seu termo a Bete-Semes, foi ele quem nos fez este grande mal; e, se não, saberemos que não nos tocou a sua mão, e que isto nos sucedeu por acaso.
E assim fizeram aqueles homens, e tomaram duas vacas que criavam, e as ataram ao carro; e os seus bezerros encerraram em casa.
E puseram a arca do SENHOR sobre o carro, como também o cofre com os ratos de ouro e com as imagens das suas hemorróidas.
Então as vacas se encaminharam diretamente pelo caminho de Bete-Semes, e seguiam um mesmo caminho, andando e berrando, sem se desviarem, nem para a direita nem para a esquerda; e os príncipes dos filisteus foram atrás delas, até ao termo de Bete-Semes.
1 Samuel 6:7-12 
Deus agiu ali por misericórdia e porque os filisteus eram ímpios,não sabiam lidar com o Senhor e Sua Presença,mas os filhos de Israel sabiam como lidar,eram o Povo Escolhido de Deus. Isso nos revela que não devemos engessar os planos de Deusa uma só forma,por o Espírito Santo numa "caixainha" achando que Ele só vai atuar daquela maneira,daquela mesma forma.NÃO!! Ele age da forma que Ele quer,da maneira que Ele quer,do jeito que Ele quer. Ainda mais quando Ele deixa tudo escrito em Sua Palavra. A Arca tinha que ser levada pelos levitas e não por uma carroça nova. Deus quer fazer morada no Ser Humano e não em caros de bois. A Sua Presença quer estar no homem e não numa carroça nova !!! Aleluia!!
Deus não estava se agradando daquilo,tanto que em um dado momento os bois tropeçaram,a Arca caiu e Uzá morreu. Aí entra um novo personagem na história: Uzá. eu dou aqui 3 motivos para que Uzá morresse:

1) Uzá tinha boa intenção ao tentar segurar a Arca e impedir que ela caísse,mas aquilo não era função dele;estava no lugar errado,na hora errada. Ele não poderia fazer o que fez. Ele quis dar uma "ajudinha " pra Deus. Não tente dar uma "forcinha" pra Deus,Ele não precisa de auxílio humano pois quando o Senhor age,as coisas acontecem;
2) Uzá não percebeu a vontade de Deus. A Arca estava sendo transportada de modoirreverente,com falta de respeito a Lei de Deus. Ele não entendeu que Deus queria a Sua Presença levada pelos seus levitas;
3)O Senhor queria tratar com Davi,Ele queria revelar a seu servo que a obra se faz do jeito e da maneira que Deus quer,e não com boas intenções e vontades humanas. Ao por a mão na Arca, Uzá estava se pindo como adversário dos planos de Deus. em outras palvras,ele se intrometeu naquilo que não era da conta dele.

Davi,ao ver isso,se entristeceu e temeu. E mandou a Arca para a casa de um levita chamado Obede-Edom. davi acho que se o juízo viessse,não iria atingir o rei. Mas o Senhor novamente surpreendeu Davi,porque Ele abençoou Obede-Edom e toda a sua casa. O Espírito Santo sinaliza que devemos fazer a coisa certa do jeito certo como Obede-Edom fez e assim mostrou a Davi.
E quando Davi conduziu a Arca da amaneira certa houve festa,alegria e o seu reino se expandiu.Para trazermos a Presença de Deus a Jerusalém,ou seja,ao centro de nossas vidas,devemos fazer direito e não de qualquer maneira.

Que Deus nos abençõe e nos ilumine


Nenhum comentário:

Postar um comentário