quinta-feira, 26 de julho de 2012

"CHOREM OS MINISTROS DE DEUS (...)"

O livro do profeta Joel é marcante pois além de livro no qual identifico muito com a nossa realidade hoje na Igreja brasileira também é rico em mensagens escatológicas,que vemos se cumprir hoje em nossos dias.
Há uma passagem no referido livro que gostaria de compartilhar com você,se encontra no capítulo 2:

Ainda assim, agora mesmo diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto.
E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal.
Quem sabe se não se voltará e se arrependerá, e deixará após si uma bênção, em oferta de alimentos e libação para o SENHOR vosso Deus?
Tocai a trombeta em Sião, santificai um jejum, convocai uma assembléia solene.
Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, congregai as crianças, e os que mamam; saia o noivo da sua recâmara, e a noiva do seu aposento.
Chorem os sacerdotes, ministros do SENHOR, entre o alpendre e o altar, e digam: Poupa a teu povo, ó SENHOR, e não entregues a tua herança ao opróbrio, para que os gentios o dominem; porque diriam entre os povos: Onde está o seu Deus?
Joel 2:12-17
 
A passagem acima é muito rica para os nossos dias. Israel atravessava tempos difícies e percebemos isso ao lermos o livro do profeta Joel. A guerra,a violência,enfim,o julgamento divino estava sobre aquele povo porque haviam deixado o Senhor. E esse julgamento se estendia por toda a Terra.
O versículo 12 diz: "Convertei-vos a mim de TODO o vosso coração (...)". O significado da palavra converter quer dizer: "fazer mudar de partido,de parecer,de modo de vida." Assim como era o povo,eu e você precismaos sempre nos voltarmos pra Deus,não só pela metade,não só da maneira que convém,mas por inteiro,por completo,até porque Jesus nos fala que não é possível servir a dois senhores (Mt 6.24). Ou serve a Deus ou a escravidão do pecado. O que tem a palha com trigo (Jr 23.28)?;o que tem a luz com as trevas (Jo 12.46)? ; o que tem o novo com o velho( Mt 9.16-17)?
"E rasgai o vosso coração,e não as vossas vestes (...)".  O profeta apela pelo fim da religiosidade,pela aparência de santidade mas com o interior vazio. O homem de Deus faz um apelo contra as máscaras,contra o falso moralismo,contra o cristianismo falso,pois muitos,tanto ontem como hoje,vivem aparentando uma coisa que não vivem. No mesmo versículo,ele lembra as características de Deus,porque as pessoas haviam perdido a referência de quem Deus era. Religiosidade não é conhecimento de Deus. Religiosidade é um engano a si mesmo,é um conjunto de rituais ou de costumes vazios que fazem parecer que Deus está ali,quando na verdade não está. Ele estava advertindo o povo a se voltar para Deus,se lembrar de quem Deus era,é e será eternamente.  Pois Deus está sempre disposto a manifestar a sua misericórdia para aqueles que realmente se arrependem (II Cr 7.14). Mas é necessário que haja arrependimento.
"Tocai a trombeta em Sião (...)". Trombeta,no hebraico original,se pronuncia neste contexto como shophar. Era um instrumento estridente,um dos instrumentos musicais mais importantes de Israel,mencionado cerca de 70 vezes na Bíblia,era feito geralmente de chifre de carneiro. Era bastante usado em tempos difícies mas não necessariamente como instrumento musical mas como sinal de ordem nas guerras antigas. Deus quer chamar a atenção do seu povo para si,do perigo que nos cerca do maior para o menor,para que se arrependam. Por isso,nós,sacerdotes e ministros do Senhor(Ap 1.5-6) precisamos chorar e clamar pelo livramento do Senhor,pela sua misericódia,interceder pelo nosso bairro,pela nossa casa,pela nossa nação porque Deus ouve o clamor dos seus filhos (II Cr 7.14-15; Sl 2.8).
Joel 2.28 não acontece se não houver choro e quebrantamento. O derramar do Espírito não acontece se não houver choro (arrependimento),jejum (negar a si mesmo) e quebrantamento(um coração aberto para Deus).
Que Deus ilumine nossa mente para entendermos a Sua Palavra
Que Deus nos abençõe !!!


terça-feira, 17 de julho de 2012

O COMEÇO DESTA HISTÓRIA

(postado em 15/10/2010 com nome de "Deus e a Humanidade")

Faz algum tempo que eu pensei nisso, e gostaria de compartilhar com vocês. Nunca tinha parado pra pensar dessa forma,é uma ilustração do sentimento de Deus e sua expectativa pela humanidade. Um dia meditando na Palavra, me veio o seguinte exemplo:
Imagine um rapaz que se apaixona por uma linda garota à "primeira vista", e faz o possível pra chamar a atenção dela,tenta ser atencioso,gentil,enfim,tenta se aproximar dela, mas ela foge dele ou é simplesmente indiferente ao sentimento dele por ela Todos os seus esforços eram em vão. Ele se declara pra ela, mas ela continua a fugir dele, aquele jovem fica com o seu coração partido, triste porque ele ama, mas não é correspondido.
Na Bíblia havia um relacionamento assim com Oséias e Gômer, sua mulher,que era um espelho do relacionamento de Deus com Israel. É só ler o livro do profeta Oséias. Assim como sua mulher era infiel, Israel era infiel a Deus;aquela nação o evitava.Buscavam muitas coisas e acabou perdendo a referência,o foco em Deus.
Agora,pensa comigo. Quantas vezes Deus já tentou se aproximar de você e falar contigo e você permanece indiferente a Sua voz e foge d'Ele? Deus tem  declarado amor infinito por você,tanto que Ele entregou Seu Único Filho para que levasse o meu e o seu pecado. Será que já não passou da hora de você corresponder esse amor? Não machuque mais o coração de Deus, dê uma chance para que Ele seja o Seu Salvador e Senhor. Entregue a Ele o comando da sua vida. 


avozdoblog@gmail.com 
twitter: @EronSantos92

quinta-feira, 12 de julho de 2012

JOSIAS: UM REI,UMA LEI,UMA FÉ

Motivado pela postagem anterior,me dedico a falar um pouco desse rei tão importante para a história do Reino de Judá e consequentemente,para a história do povo de Deus. Antes de começar a ler essa postagem,gostaria que antes você lesse o livro de 2 Crônicas 34.1-19.
Texto de 2º Crônicas 34

Para começo de conversa,temos um rei que assumiu o trono com 8 anos de idade em um período de instabilidade política. A maioria dos historiadores concordam que ele deve ter reinado entre os anos de 640-609 aC. Seu pai,o rei Amom,havia sido assassinado por seus próprios servos no palácio. Amom era um rei ímpio e sua morte foi um julgamento divino por suas iniquidades. E em seu lugar uma criança assume o poder. E exatamente alguém que as pessoas desdenhavam pela sua idade mudou a história de um povo que andava em pecado quando este cresceu. Não há idade para ser chamado por Deus e para você fazer sua obra,seja uma criança ou uma pessoa idosa. E Jesus também já nos disse que quem não recebesse o Reino de Deus como uma criança jamais entraria no Reino dos Céus (Mc 15.10).
Josias vivia num ambiente idólatra: seu avô Manassés foi assim,seu pai amom também seguiu o mesmo caminho e como autoridades,levaram o povo ao mesmo caminho. Josias poderia ter seguido o mesmo caminho,mas ele decidiu seguir um caminho diferente. O seu nome significa "Curado por Jeová", e só quem é curado pode ser instrumento nas mãos de Deus para realizar mudanças ao seu redor,pois de uma fonte doce não pode jorrar água salgada e vice-versa;não se pode plantar bananas e colher mangas!!!
Com 8 anos ele se torna rei, com aproximadamente 16 anos( "no 8º ano de seu reinado" cf. v.3) assume um compromisso com Deus e com 20 anos("no duodécimo ano") começa a mobilizar toda uma nação,toda a uma geração à restauração,á mudança de um estilo de vida,a buscarem o Senhor e a viverem para Ele. O rei restaura a adoração,conscientiza o povo que a vida deles necessitava de girar em torno do Senhor. E começou a tirar todos os altares de idolatria,a reformar o templo,etc. e toda a nação estava empenhada naquilo.
E nessas buscas eles reencontram o que o tempo e o pecado haviam perdido: o Livro da Lei. A referência havia sido perdida e agora foi achada. Aqui percebemos um princípio que é necessário que hajam mudanças na nossa vida,reformas,restaurações - que são dolorosas e dão trabalho - pois sem elas não recuperamos a nossa referência de vida. Sem algo para nortear a nossa vida, a gente se perde. Essa é a necessidade de nos voltarmos pra Deus,pois assim achamos o Senhor,voltamos  a essência da adoração,àquilo que nos alimenta,que nos sustenta que é a Palavra de Deus. 
E tudo isso aprendemos com esse homem de Deus que foi agente de transformação para o povo de Deus. Que a gente possa aprender mais com a vida desse rei e ler mais a Bíblia,pois ela é o manual de fé e prática que norteia a nossa vida.

Que Deus te abençõe.



segunda-feira, 9 de julho de 2012

DESCULPE O TRANSTORNO: ESTAMOS EM OBRAS

Com certeza você já viu esse aviso alguma vez na sua vida,seja no hospital,na rua ou em qualquer outro lugar. Essa plaquinha ao lado simboliza muito bem isso. 
A mudança do nosso blog me inspirou a falar exatamente sobre esse tema: Obras. E toda obra dá muito trabalho. Quem nunca fez algum tipo de obra em casa? Ou reforma? Eu particularmente não gosto de obra porque além de dar trabalho você fica incomdado com os barulhos típicos de obra e ainda sem um lugar em que se possa descansar em paz. Além do trabalho para limpar a sujeira que fica,tirar a poeira que ela causa,a mudança dos móveis,quebrar parede,trocar azulejos e etc. Em suma,incomoda pra caramba entretanto, sem ela as melhorias no ambiente não acontecem. Sei disso muito bem pois eu vivo isso. De vez em quando a minha casa tá sempre fazendo obra e até mesmo minha igreja está em obra.
Agora o que me motivou a escrever isso é que a Palavra de Deus fala muito em obras. A principal é a obra de salvação,onde o Senhor restaura o coração do homem e o convence do seu pecado e erro,onde há a conversão e começa o processo de restauração daquela vida,e onde antes havia práticas malignas agora há um coração voltado para Deus.Outro exemplo claro de obra na Bíblia é a reconstrução de Jerusalém por Neemias (leia Ne 6),onde aquele homem além estar tendo grande trabalho ainda havia gente querendo atrapalhar o andamento das obras de construção.
Poderia falar também da reforma do rei Josias,em 2 Cr 34.1-18,que depois de seus antecessores profanaram o templo do SENHOR,ele reparou aquela Casa de Adoração,tirou os altares a outros deuses daquele lugar,convocou os levitas para a reforma,recolheu impostos para aquela mudança,houve uma mobilização coletiva do povo,dos levitas,dos sacerdotes,enfim,de todos. E aquela bangunça toda,de arrumação,de mexe ali,mexe aqui,tira móveis,tira altar,eles encontram o Livro da Lei de Deus. Se você acompanhar os livros de 1 e 2 Reis e 2 Crônicas você irá perceber que a referência,aquilo que ensinava o povo como servir a Deus de maneira santa e digan havia se perdido. O povo seguia outros deuses e outros mandamentos que não eram do Senhor Deus. E quando o Livro da Lei é achado há um retorno,uma conversão. A referência aos padrões divinos é recuperada durante a obra. 
Trazendo para nossa vida eu posso tirar as seguintes lições: A obra que Deus faz em nós ao tratar nosso caráter,nossas atitudes é algo que dá trabalho e é necessário domínio próprio. Não é fácil,é algo dolorido que no fim vai valer a pena. Eu sei porque existem dificuldades,a gente é entregue à morte todo o dia (Sl 44.22) por amor a Deus. Se você está passando pelo processo de renovação da sua mente não se deixe abalar,nem se deixe abater. As mudanças são necessárias. E se O Pai te confiou algo para faça,faça,mesmo que você não se ache capaz. De alguam forma Deus vai te usar,mas permita que ele faça essa obra. 

E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2