quinta-feira, 26 de julho de 2012

"CHOREM OS MINISTROS DE DEUS (...)"

O livro do profeta Joel é marcante pois além de livro no qual identifico muito com a nossa realidade hoje na Igreja brasileira também é rico em mensagens escatológicas,que vemos se cumprir hoje em nossos dias.
Há uma passagem no referido livro que gostaria de compartilhar com você,se encontra no capítulo 2:

Ainda assim, agora mesmo diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto.
E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal.
Quem sabe se não se voltará e se arrependerá, e deixará após si uma bênção, em oferta de alimentos e libação para o SENHOR vosso Deus?
Tocai a trombeta em Sião, santificai um jejum, convocai uma assembléia solene.
Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, congregai as crianças, e os que mamam; saia o noivo da sua recâmara, e a noiva do seu aposento.
Chorem os sacerdotes, ministros do SENHOR, entre o alpendre e o altar, e digam: Poupa a teu povo, ó SENHOR, e não entregues a tua herança ao opróbrio, para que os gentios o dominem; porque diriam entre os povos: Onde está o seu Deus?
Joel 2:12-17
 
A passagem acima é muito rica para os nossos dias. Israel atravessava tempos difícies e percebemos isso ao lermos o livro do profeta Joel. A guerra,a violência,enfim,o julgamento divino estava sobre aquele povo porque haviam deixado o Senhor. E esse julgamento se estendia por toda a Terra.
O versículo 12 diz: "Convertei-vos a mim de TODO o vosso coração (...)". O significado da palavra converter quer dizer: "fazer mudar de partido,de parecer,de modo de vida." Assim como era o povo,eu e você precismaos sempre nos voltarmos pra Deus,não só pela metade,não só da maneira que convém,mas por inteiro,por completo,até porque Jesus nos fala que não é possível servir a dois senhores (Mt 6.24). Ou serve a Deus ou a escravidão do pecado. O que tem a palha com trigo (Jr 23.28)?;o que tem a luz com as trevas (Jo 12.46)? ; o que tem o novo com o velho( Mt 9.16-17)?
"E rasgai o vosso coração,e não as vossas vestes (...)".  O profeta apela pelo fim da religiosidade,pela aparência de santidade mas com o interior vazio. O homem de Deus faz um apelo contra as máscaras,contra o falso moralismo,contra o cristianismo falso,pois muitos,tanto ontem como hoje,vivem aparentando uma coisa que não vivem. No mesmo versículo,ele lembra as características de Deus,porque as pessoas haviam perdido a referência de quem Deus era. Religiosidade não é conhecimento de Deus. Religiosidade é um engano a si mesmo,é um conjunto de rituais ou de costumes vazios que fazem parecer que Deus está ali,quando na verdade não está. Ele estava advertindo o povo a se voltar para Deus,se lembrar de quem Deus era,é e será eternamente.  Pois Deus está sempre disposto a manifestar a sua misericórdia para aqueles que realmente se arrependem (II Cr 7.14). Mas é necessário que haja arrependimento.
"Tocai a trombeta em Sião (...)". Trombeta,no hebraico original,se pronuncia neste contexto como shophar. Era um instrumento estridente,um dos instrumentos musicais mais importantes de Israel,mencionado cerca de 70 vezes na Bíblia,era feito geralmente de chifre de carneiro. Era bastante usado em tempos difícies mas não necessariamente como instrumento musical mas como sinal de ordem nas guerras antigas. Deus quer chamar a atenção do seu povo para si,do perigo que nos cerca do maior para o menor,para que se arrependam. Por isso,nós,sacerdotes e ministros do Senhor(Ap 1.5-6) precisamos chorar e clamar pelo livramento do Senhor,pela sua misericódia,interceder pelo nosso bairro,pela nossa casa,pela nossa nação porque Deus ouve o clamor dos seus filhos (II Cr 7.14-15; Sl 2.8).
Joel 2.28 não acontece se não houver choro e quebrantamento. O derramar do Espírito não acontece se não houver choro (arrependimento),jejum (negar a si mesmo) e quebrantamento(um coração aberto para Deus).
Que Deus ilumine nossa mente para entendermos a Sua Palavra
Que Deus nos abençõe !!!


5 comentários:

  1. Amém... Eu acho que numa fase de crise financeira e económica, crise de fome, guerra que se vive actualmente no mundo, a igreja de Cristo deve numa só voz chorar e voltar para o Deus todo poderoso. E quando digo a igreja de Cristo estou a dizer todos os evangélicos, não evangélicos, pentecostais assembleianos e não assembleianos, católicos, espíritas, todo aquele que acredita em Jeová Deus o todo poderoso e no seu filho e nosso Senhor Jesus Cristo. Todas as igrejas devem estar numa só voz e numa causa para que o Senhor poupe-nos como seu povo e se compadeça de nós e nos de o cereal, o vinho e o óleo, isto é o alimento que precisamos e nos livre do opróbrio.

    ResponderExcluir
  2. Temos um único Cordeiro, um único Salvador, um único Intercessor e um único Senhor que é Jesus Cristo. No passado quando o povo estava em apuros eles se uniram, santificaram, rasgaram os seus corações e não as suas vestes e então clamaram e o Senhor os ouviu e respondeu. Nós também devemos fazer isso se quisermos ser livres destas crises ao invés de procurarmos soluções humanas. A solução é Jesus Cristo. Vamos nos unir pelo nosso livramento..!

    ResponderExcluir
  3. Socorre-nos Senhor, poupe o teu povo e a nossa nação brasileira.
    Reconhecemos os nossos muitos pecados, e nos arrependemos no pó e na cinza.
    Não nos deixe a mercê da nossa própria sorte, mas segura em nossas mãos e tirá-nos desse tremendal de lama, e firma os nossos pés na Rocha.
    Em nome de Jesus, amém!😪😪😪

    ResponderExcluir
  4. Glórias ao Eterno!
    Essa é um mensagem profética para a Nissan atualidade.
    Precisamos urgentemente voltarmos para Deus de Toro o nosso coração.
    Mais Cristo e menos religiosidade.

    ResponderExcluir
  5. Que possamos acordar e se derramar aos pés do Senhor clamando e chorando pela.sua misericórdia em.tempos tão difíceis tantas vidas se ceifando e sem Cristo que possamos acordar. ACORDA IGREJA AMADA

    ResponderExcluir