segunda-feira, 13 de agosto de 2012

A ESPERANÇA EM DEUS NUNCA MORRE


(PUBLICADO NO DIA 20/10/2010)

"Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;
Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação.
O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas.(Hc 3.17-19)"

 
O texto anteriormente citado expressa a esperança do profeta no Senhor. Esperança, palavra tão profunda que o dicionário a descreve como fé no futuro,confiança,expectativa otimista. O ditado popular diz que "a esperança é a última que morre". Habacuque tinha um sonho: era ver sua pátria restaurada porque, afinal Israel era o povo de Deus e a nação escolhida por Ele para abençoar todas as nações.
A esperança produz em nós cinco atributos que eu gostaria de compartilhar com vocês:
O primeiro é a FÉ. A fé é a certeza das coisas que se esperam e de fatos que não se vêem. Na vida, passamos por momentos que nós perdemos a fé. É algo que jamais podemos perder,porque sem ela é impossível agradar a Deus(Hb 11.6). Temos que agarrar nas promessas que Deus nos faz não importa o tempo que levar, e crermos que ele é fiel pra cumprir tudo aquilo que prometeu.
A segunda é a PACIÊNCIA. Os impacientes demonstram que não tem esperança porque querem resolver tudo na força do braço.Em outras palavras, não esperam em Deus. A impaciência também é refletida nos nossos relacionamentos seja na igreja ,ou no trabalho, ou na escola. Paciência para sermos suporte para outras pessoas, entender o mau momento de cada pessoa e orar com ela. A paciência é um atributo divino, porque Deus tem tanta paciência conosco,principalmente quando pecamos. Porque nós não temos paciência com as outras pessoas ao nosso redor?
A terceira coisa é a PERSEVERANÇA. A esperança nos faz persistir no objetivo quando necessário. é o nosso "motor de arranque", porque a palavra diz que haverá aflições mas assim com Jesus, podemos vencer, se perseverarmos. O maior exemplo de perseverança foi o de Deus com a humanidade. Ele tanto nos amou que usou os profetas, usou reis e entregou Seu Único Filho pra nos mostrar que Ele não desiste de nós.Não desista das promessas de Deus, persista ,ore, o tempo pode passar, o mundo pode te dizer não, mas Deus te diz Sim!
A quarta coisa é a GRATIDÃO. Em 1 Ts 5.18 diz: "Em tudo dai graças". Mesmo quando as coisas estão terríveis, a nossa esperança em Deus nos faz perceber que mesmo em tal situação ainda há razão para agradecer. A murmuração entristece o coração de Deus, e quando nós fazemos isso estamos dizendo que Ele não é Deus suficiente.
A quinta e última coisa é que a esperança produz ADORAÇÃO. A diferença de gratidão para adoração é bem simples: Gratidão é atribuir a Deus as coisas que Ele fez, está fazendo, ou fará.  Adoração é adorar a Deus simplesmente por aquilo que Ele é e por tudo aquilo que ele representa em nossas vidas. Jó perdeu tudo, bens e filhos, perdeu amigos ,mas ele continuou adorando ao Senhor. Em 1Sm 12. 15-23 Davi perdeu seu filho,mas ao invés de murmurar e reclamar, ele foi para o templo adorar o Senhor. Paulo e Silas em Atos 16 tiveram suas roupas rasgadas em praça pública, açoitados, levaram surras de varas,jogados no cárcere sem julgamento,mas a meia-noite eles cantavam louvores ao Senhor para toda prisão ouvir.
A esperança nos faz entender que Deus está no controle de todas as coisas, mesmo que nada enxerguemos, mas recostamos nossa cabeça nos ombros de Jesus, e esperamos n'Ele,sabendo que a nossa confiança não é vã.
A ESPERANÇA EM DEUS NUNCA MORRE. OS SONHOS DE DEUS NUNCA MORREM !!!!!!!!

Um comentário:

  1. Amém, os planos dele irão se cumprir em nossas vidas! Fica na paz :)

    ResponderExcluir