domingo, 19 de agosto de 2012

PREPARA-TE

Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo.
E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas.
As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo.
Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas.
E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram.
Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro.
Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas.
E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam.
Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós.
E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.
E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos.
E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço.
Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.
Mateus 25:1-13 

No domingo passado estava pregando na Escola Dominical da minha igreja sobre este texto acima. E como gosot de compartilhar a Palavra de Deus para todos aqueles que se interessam em ouvir e aprender dela,quero compartilhar com você,leitor,o que a mim me foi revelado através dessa palavra.
Primeiramente,quando a gente pensa em virgindade a primeira coisa que vem a nossa mente é a pureza,de alguém que se guarda e que se preserva. E assim como essas virgens se guardavam,a Igreja do Senhor também se guarda para o noivo,Jesus. O Senhor ele usa desta parábola para ilustrar a sua Igreja.
E dessas 10 virgens,já perceberam que eles falam de 5 prudentes e 5 loucas? Ora,qualquer um pode notar que é a metade. E metade é um número muito significativo.Metade estava pronta,preparada e a outra estava dispersa,desligada. E hoje,na Igreja,não é parecido? Vemos tanta gente desligada,perdidas na casa do Pai,que estão dentro da Casa de Deus mas não tem nenhum temor e fazem coisam iguais ou piores que os que estão lá no mundo. Não digo que é a metade especificamente,mas aqui a metade nos revlea um número significativo. E quem está ligado tem procurado despertar os que dormem?
O noivo tardava em vir e todas elas,tanto as néscias como as prudentes,dormiram. A Igreja se esfria em seu propósito,não exerce a sua função,nem mesmo as que estão cheias de azeite,nem mesmo as prudentes.
Mas mesmo quando todos dormem,Deus sempre usa alguém que está acordado pra avisar que o noivo vem vindo,pessoas apaixonadas por Ele e por sua causa. E que devemos sair ao seu encontro,buscar a sua face e nessa busca incessante,como aquelas virgens fizeram naquele casamento nesta parábola,elas abriram o caminho para o noivo,o Senhor,anunciando que sua vinda,que o reino de Deus estava próximo. Ele nos levantou para sermos uma geração profética que anuncia a volta do Senhor nos últimos dias para despertar os que dormem.
Mas não se pode ministrar a Deus e por Ele se a sua lâmpada está se apagando.As virgens loucas pediram o azeite emprestrado,mas a busca pelo azeite do Espírito Santo é individual,até porque o nosso Pai usa a cada um de forma diferente,com uma unção diferente pois a Graça de Deus não é engessada,mas trabalha para o mesmo objetivo (pregar a Jesus,o Senhor) de formas distintas. Não se pode ministrar em Nome do Senhor vazio do  Seu azeite.
E por mais imprudência ainda foram buscar ser cheias fora daquele recinto. E aprendo que ainda que você esteja vazio,NÃO saia do cortejo do noivo,pois o Senhor tem azeite pra te derramar sobre a sua vida (Aleluia!!!). Quem já esteve diante do Cristo e se desviou,é mais difícil regressar ( 2 Pe 2.20-22 / Mt 12.43-45). Quando aqueleas mulheres regressaram,já era tarde. Elas ficaram do lado de fora,nas trevas. O noivo não as conhecia porque elas não buscaram N'Ele a unção para as suas vidas.
Por isso,meus queridos, não saiam da Presença de Deus pois ainda que você se sinta sem a unção de Deus,Ele que te ungir nesse dia. Basta você dar lugar e não cochilar enquanto Seu Espírito age. Se buscá-lo,sair ao encontro D'Ele,você vai entender muito bem o que o Senhor que de você.

Que Deus nos abençõe para que nos abra o entendimento e o discernimento da Sua Palavra. Amém !!!!

 

Um comentário:

  1. " DOMINGO PASSADO ESTAVA PREGANDO NA ESCOLA DOMINICAL = da minha igreja = "
    Esta frase : da minha igreja; deixou-me bastante pensativo, pois deu para se perceber que a igreja tinha um dono.

    ResponderExcluir