quinta-feira, 12 de julho de 2012

JOSIAS: UM REI,UMA LEI,UMA FÉ

Motivado pela postagem anterior,me dedico a falar um pouco desse rei tão importante para a história do Reino de Judá e consequentemente,para a história do povo de Deus. Antes de começar a ler essa postagem,gostaria que antes você lesse o livro de 2 Crônicas 34.1-19.
Texto de 2º Crônicas 34

Para começo de conversa,temos um rei que assumiu o trono com 8 anos de idade em um período de instabilidade política. A maioria dos historiadores concordam que ele deve ter reinado entre os anos de 640-609 aC. Seu pai,o rei Amom,havia sido assassinado por seus próprios servos no palácio. Amom era um rei ímpio e sua morte foi um julgamento divino por suas iniquidades. E em seu lugar uma criança assume o poder. E exatamente alguém que as pessoas desdenhavam pela sua idade mudou a história de um povo que andava em pecado quando este cresceu. Não há idade para ser chamado por Deus e para você fazer sua obra,seja uma criança ou uma pessoa idosa. E Jesus também já nos disse que quem não recebesse o Reino de Deus como uma criança jamais entraria no Reino dos Céus (Mc 15.10).
Josias vivia num ambiente idólatra: seu avô Manassés foi assim,seu pai amom também seguiu o mesmo caminho e como autoridades,levaram o povo ao mesmo caminho. Josias poderia ter seguido o mesmo caminho,mas ele decidiu seguir um caminho diferente. O seu nome significa "Curado por Jeová", e só quem é curado pode ser instrumento nas mãos de Deus para realizar mudanças ao seu redor,pois de uma fonte doce não pode jorrar água salgada e vice-versa;não se pode plantar bananas e colher mangas!!!
Com 8 anos ele se torna rei, com aproximadamente 16 anos( "no 8º ano de seu reinado" cf. v.3) assume um compromisso com Deus e com 20 anos("no duodécimo ano") começa a mobilizar toda uma nação,toda a uma geração à restauração,á mudança de um estilo de vida,a buscarem o Senhor e a viverem para Ele. O rei restaura a adoração,conscientiza o povo que a vida deles necessitava de girar em torno do Senhor. E começou a tirar todos os altares de idolatria,a reformar o templo,etc. e toda a nação estava empenhada naquilo.
E nessas buscas eles reencontram o que o tempo e o pecado haviam perdido: o Livro da Lei. A referência havia sido perdida e agora foi achada. Aqui percebemos um princípio que é necessário que hajam mudanças na nossa vida,reformas,restaurações - que são dolorosas e dão trabalho - pois sem elas não recuperamos a nossa referência de vida. Sem algo para nortear a nossa vida, a gente se perde. Essa é a necessidade de nos voltarmos pra Deus,pois assim achamos o Senhor,voltamos  a essência da adoração,àquilo que nos alimenta,que nos sustenta que é a Palavra de Deus. 
E tudo isso aprendemos com esse homem de Deus que foi agente de transformação para o povo de Deus. Que a gente possa aprender mais com a vida desse rei e ler mais a Bíblia,pois ela é o manual de fé e prática que norteia a nossa vida.

Que Deus te abençõe.



Nenhum comentário:

Postar um comentário