sexta-feira, 31 de agosto de 2012

AVES DE RAPINA

Disse-lhe mais: Eu sou o SENHOR, que te tirei de Ur dos caldeus, para dar-te a ti esta terra, para herdá-la.
E disse ele: Senhor DEUS, como saberei que hei de herdá-la?
E disse-lhe: Toma-me uma bezerra de três anos, e uma cabra de três anos, e um carneiro de três anos, uma rola e um pombinho.
E trouxe-lhe todos estes, e partiu-os pelo meio, e pôs cada parte deles em frente da outra; mas as aves não partiu.
E as aves desciam sobre os cadáveres; Abrão, porém, as enxotava (Gn 15.7-11)
Um dia desses estava procurando na internet algo sobre adoração,ministério de louvor,etc. Até que procurando vi algo que chamou atenção. Um site que dizia sobre Abrão (que se tornaria Abraão)seria o primeiro adorador da Bíblia. Bem,quanto a isso não quero discutir,mas uma passagem sobre o referido homem de Deus me fez refletir.
O sacrifíco de um animal era comum no Oriente Médio há mais ou menos 4 mil anos atrás. Era uma forma de adoração. Abrão estava adorando o Senhor tomando os animais já citados. Mas o que me desperta a atenção a solidão daquele homem já idoso protegendo a sua oferta de louvor e gratidão a Deus das aves de rapina que tentavam profanar ou por o bico sujo naquilo que era consagrado pra Deus.
Nós,como Igreja,somos levados a refletir: o Senhor procura verdadeiros adoradores (Jo 4.23-24). O Pai da Fé nos deu um exemplo lindo de adoração,não só por essa passagem,mas por outras,como não tendo poupado seu filho por amor a Deus. Ele amava a Deus acima de tudo e procurava fazer o melhor por Ele,como o patriarca fez aqui. E nós temos feito o melhor?
As aves de rapina representa o tudo aquilo que nos afasta da de darmos o nosso melhor,de ministrarmos a Deus com excelência. O que tem atrapalhado a sua adoração? Será o pecado,as tentações?
Note que era Abrão que enxotava as aves e não Deus. As tentações são humanas (Tg 1.12-15). Nós é que devemos fugir do atrai a nossa natureza (2 Tm 2.22). Não deixe que NADA atraplhe a sua adoração e devoção a Deus.
Que Deus te abençõe.  

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

QUEBRE O SILÊNCIO



PUBLICADO NO DIA 28/10/2010

"E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia,
E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.
Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que disse: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, Endireitai as suas veredas.
E este João tinha as suas vestes de pelos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos; e alimentava-se de gafanhotos e de mel silvestre.
Então ia ter com ele Jerusalém, e toda a Judéia, e toda a província adjacente ao Jordão;
E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.
E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus, que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?
Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento;
E não presumais, de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que, mesmo destas pedras, Deus pode suscitar filhos a Abraão.
E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo(Mateus 3.1-10)."  

João Batista é um exemplo pra nós de alguém que quebrou o silêncio. Você deve estar se perguntando porque escolhi este tema pra falar hoje. esse lance de quebrar o silencio é a razão de ter feito este este blog e também a razão da Igreja existir(ou pelo menos deveria ser). A maioria das vezes em que a Bíblia fala de silêncio não quer dizer uma coisa boa. 
Em Gn 1.2 Deus estava em silêncio antes de colocar a Terra em ordem. Deus se calou devido os pecados de Israel (1 Sm 3.1). Davi foi omisso no incesto que Amnom cometeu(2 Sm 13), e a consequência é que Davi perdeu dois filhos. Elias se calou diante da ameaça de Jezabel de tirar-lhe a vida, e por causa disso enfrentou uma grande depressão. A Bíblia tem um período de silêncio de mais ou menos 400 anos entre o novo e o antigo testamento, tempo em que a Palestina foi cenário de guerra entre os impérios selêucida,ptolemaico e romano.
E após esse período de silêncio profético surge um homem pregando no deserto chamado João. Filho de sacerdote, ele abriu mão de uma confortável como herança para uma vida de abstinência no deserto. O lugar de sua pregação é bem parecido com os de hoje,um deserto em você não vê esperança, só enxerga o vazio, a realidade de morte e a voz do silêncio é a única que se ouve. O mundo em que vivemos parece e muito com o deserto, mas foi nesse lugar que improdutivo que João Batista foi designado para estabelecer seu ministério abrindo o caminho para o Senhor Jesus.
Uma coisa que admiro em João Batista foi a coragem que ele teve de deixar uma vida confortável, em que ele tinha direito, de comer as gorduras e as carnes sacrificadas(desde que elas fossem ofertas pacíficas ao Senhor) para comer gafanhoto e mel silvestre. Isso demonstra que João não estava comprometido com a religião corrompida e sem poder que havia entrado no templo. O templo não tinha mais Arca, ou seja, a Presença de Deus não estava mais ali, mas tinha saído. E os velhos costumes permaneciam, como se nada tivesse acontecido. 
O profeta teve a coragem de denunciar o pecado da nação e o pecado da "igreja da época", mostrando também que há chance de arrependimento. Ele levou seu chamado até as últimas consequências, não temendo nem mesmo a morte. E a nossa missão como Igreja de Deus, é quebrar as cadeias do silêncio e da indiferença, e proclamar que Jesus Cristo é o Senhor, que ele veio para salvar o que está perdido. Somos cidadãos que guardamos conosco uma grande revelação para a humanidade: o Evangelho de Cristo. 
Quebre o silêncio e marque sua geração! Seja o ponto de exclamação para este mundo!

domingo, 19 de agosto de 2012

PREPARA-TE

Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo.
E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas.
As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo.
Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas.
E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram.
Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro.
Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas.
E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam.
Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós.
E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.
E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos.
E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço.
Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.
Mateus 25:1-13 

No domingo passado estava pregando na Escola Dominical da minha igreja sobre este texto acima. E como gosot de compartilhar a Palavra de Deus para todos aqueles que se interessam em ouvir e aprender dela,quero compartilhar com você,leitor,o que a mim me foi revelado através dessa palavra.
Primeiramente,quando a gente pensa em virgindade a primeira coisa que vem a nossa mente é a pureza,de alguém que se guarda e que se preserva. E assim como essas virgens se guardavam,a Igreja do Senhor também se guarda para o noivo,Jesus. O Senhor ele usa desta parábola para ilustrar a sua Igreja.
E dessas 10 virgens,já perceberam que eles falam de 5 prudentes e 5 loucas? Ora,qualquer um pode notar que é a metade. E metade é um número muito significativo.Metade estava pronta,preparada e a outra estava dispersa,desligada. E hoje,na Igreja,não é parecido? Vemos tanta gente desligada,perdidas na casa do Pai,que estão dentro da Casa de Deus mas não tem nenhum temor e fazem coisam iguais ou piores que os que estão lá no mundo. Não digo que é a metade especificamente,mas aqui a metade nos revlea um número significativo. E quem está ligado tem procurado despertar os que dormem?
O noivo tardava em vir e todas elas,tanto as néscias como as prudentes,dormiram. A Igreja se esfria em seu propósito,não exerce a sua função,nem mesmo as que estão cheias de azeite,nem mesmo as prudentes.
Mas mesmo quando todos dormem,Deus sempre usa alguém que está acordado pra avisar que o noivo vem vindo,pessoas apaixonadas por Ele e por sua causa. E que devemos sair ao seu encontro,buscar a sua face e nessa busca incessante,como aquelas virgens fizeram naquele casamento nesta parábola,elas abriram o caminho para o noivo,o Senhor,anunciando que sua vinda,que o reino de Deus estava próximo. Ele nos levantou para sermos uma geração profética que anuncia a volta do Senhor nos últimos dias para despertar os que dormem.
Mas não se pode ministrar a Deus e por Ele se a sua lâmpada está se apagando.As virgens loucas pediram o azeite emprestrado,mas a busca pelo azeite do Espírito Santo é individual,até porque o nosso Pai usa a cada um de forma diferente,com uma unção diferente pois a Graça de Deus não é engessada,mas trabalha para o mesmo objetivo (pregar a Jesus,o Senhor) de formas distintas. Não se pode ministrar em Nome do Senhor vazio do  Seu azeite.
E por mais imprudência ainda foram buscar ser cheias fora daquele recinto. E aprendo que ainda que você esteja vazio,NÃO saia do cortejo do noivo,pois o Senhor tem azeite pra te derramar sobre a sua vida (Aleluia!!!). Quem já esteve diante do Cristo e se desviou,é mais difícil regressar ( 2 Pe 2.20-22 / Mt 12.43-45). Quando aqueleas mulheres regressaram,já era tarde. Elas ficaram do lado de fora,nas trevas. O noivo não as conhecia porque elas não buscaram N'Ele a unção para as suas vidas.
Por isso,meus queridos, não saiam da Presença de Deus pois ainda que você se sinta sem a unção de Deus,Ele que te ungir nesse dia. Basta você dar lugar e não cochilar enquanto Seu Espírito age. Se buscá-lo,sair ao encontro D'Ele,você vai entender muito bem o que o Senhor que de você.

Que Deus nos abençõe para que nos abra o entendimento e o discernimento da Sua Palavra. Amém !!!!

 

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

A ESPERANÇA EM DEUS NUNCA MORRE


(PUBLICADO NO DIA 20/10/2010)

"Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;
Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação.
O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas.(Hc 3.17-19)"

 
O texto anteriormente citado expressa a esperança do profeta no Senhor. Esperança, palavra tão profunda que o dicionário a descreve como fé no futuro,confiança,expectativa otimista. O ditado popular diz que "a esperança é a última que morre". Habacuque tinha um sonho: era ver sua pátria restaurada porque, afinal Israel era o povo de Deus e a nação escolhida por Ele para abençoar todas as nações.
A esperança produz em nós cinco atributos que eu gostaria de compartilhar com vocês:
O primeiro é a FÉ. A fé é a certeza das coisas que se esperam e de fatos que não se vêem. Na vida, passamos por momentos que nós perdemos a fé. É algo que jamais podemos perder,porque sem ela é impossível agradar a Deus(Hb 11.6). Temos que agarrar nas promessas que Deus nos faz não importa o tempo que levar, e crermos que ele é fiel pra cumprir tudo aquilo que prometeu.
A segunda é a PACIÊNCIA. Os impacientes demonstram que não tem esperança porque querem resolver tudo na força do braço.Em outras palavras, não esperam em Deus. A impaciência também é refletida nos nossos relacionamentos seja na igreja ,ou no trabalho, ou na escola. Paciência para sermos suporte para outras pessoas, entender o mau momento de cada pessoa e orar com ela. A paciência é um atributo divino, porque Deus tem tanta paciência conosco,principalmente quando pecamos. Porque nós não temos paciência com as outras pessoas ao nosso redor?
A terceira coisa é a PERSEVERANÇA. A esperança nos faz persistir no objetivo quando necessário. é o nosso "motor de arranque", porque a palavra diz que haverá aflições mas assim com Jesus, podemos vencer, se perseverarmos. O maior exemplo de perseverança foi o de Deus com a humanidade. Ele tanto nos amou que usou os profetas, usou reis e entregou Seu Único Filho pra nos mostrar que Ele não desiste de nós.Não desista das promessas de Deus, persista ,ore, o tempo pode passar, o mundo pode te dizer não, mas Deus te diz Sim!
A quarta coisa é a GRATIDÃO. Em 1 Ts 5.18 diz: "Em tudo dai graças". Mesmo quando as coisas estão terríveis, a nossa esperança em Deus nos faz perceber que mesmo em tal situação ainda há razão para agradecer. A murmuração entristece o coração de Deus, e quando nós fazemos isso estamos dizendo que Ele não é Deus suficiente.
A quinta e última coisa é que a esperança produz ADORAÇÃO. A diferença de gratidão para adoração é bem simples: Gratidão é atribuir a Deus as coisas que Ele fez, está fazendo, ou fará.  Adoração é adorar a Deus simplesmente por aquilo que Ele é e por tudo aquilo que ele representa em nossas vidas. Jó perdeu tudo, bens e filhos, perdeu amigos ,mas ele continuou adorando ao Senhor. Em 1Sm 12. 15-23 Davi perdeu seu filho,mas ao invés de murmurar e reclamar, ele foi para o templo adorar o Senhor. Paulo e Silas em Atos 16 tiveram suas roupas rasgadas em praça pública, açoitados, levaram surras de varas,jogados no cárcere sem julgamento,mas a meia-noite eles cantavam louvores ao Senhor para toda prisão ouvir.
A esperança nos faz entender que Deus está no controle de todas as coisas, mesmo que nada enxerguemos, mas recostamos nossa cabeça nos ombros de Jesus, e esperamos n'Ele,sabendo que a nossa confiança não é vã.
A ESPERANÇA EM DEUS NUNCA MORRE. OS SONHOS DE DEUS NUNCA MORREM !!!!!!!!