sábado, 24 de novembro de 2012

ISAÍAS: O CRÍTICO

 No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo.
Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam.
E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.
E os umbrais das portas se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça.
Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos.
Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz;
E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e expiado o teu pecado. 

Isaías 6.1-7
Para quem não sabe,o profeta Isaías é um dos profetas maiores do Antigo Testamento e o maior profeta pré - messiânico da Bíblia.  No livro que contém o seu nome,estão inúmeras referências ao Messias e a sua vinda. Mas muitos passam despercebidos por aspectos de sua vida social. Sabe-se que ele foi casado e que teve dois filhos. Ele era um profeta da corte,ele estava junto a ministros de Estado,pessoas importantes e influentes,junto do próprio rei.
Mas apesar de ser um homem da corte real,ele era uma pessoa inconformada com a sociedade na qual vivia,tanto que nos primeiros 5 capítulos a maioria dos oráculos proferidos são de juízo e de maldição,condenando uma geração que realmente não andava de acordo com os propósitos de Deus. Podemos dizer que Isaías era realmente um crítico da sociedade,mesmo na posição em que estava,uma vez que a posição política não é uma das mais confortáveis e moralizadas desde os primórdios.
É nesse momento de tanta crítica e de tantos questionamentos intelectuais que ele tem um encontro com Deus,que muda a sua vida pra sempre. Ele percebe que não é tão nobre quanto pensava,nem tão "certinho" como ele achava que era. Ele percebe a Glória de Deus,a Shekinah,que era tão grandiosa e tremenda que nem os anjos ousavam olhar para Ele,mas proclamavam a Sua santidade,a sua pureza.
Curioso que Deus clamava,a casa se enche de fumaça e geralmente a fumaça não tem um cheiro agradável. Alguma coisa estava sendo consumida: a insolência de Isaías. Seus olhos haviam visto o Rei dos Reis e em Êxodo 33.20, diz a Palavra que ninguém poderia ver o SENHOR  e viver:

 Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face, e viverá ( Êx 33.20).
 Daí,podemos extrair uma importante lição para as nossas vidas hoje: se a nossa carne (natureza) não estiver morta,não veremos a face de Deus. O profeta ele reconhece a sua fraqueza,graças ao seu encontro com Deus. O que foi consumido foi a presunção dele ao se achar com uma conduta irrepreensível e percebe que era tão pecador quanto ao povo que criticava.
 Isaías era um crítico,mas foi necessário ele ter um encontro com Deus para ele enxergar a sua própria fraqueza. E partir daí,aquele homem foi restaurado e realmente usado por Ele para transformar o meio em que ele convivia e influenciar a nação.
  E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. (Rm 12.2)
Que Deus nos abençõe




domingo, 18 de novembro de 2012

FÉ + ESPERANÇA + AMOR


(POSTADO NO DIA 05/11/2010,NO MEU ANTIGO BLOG "A VOZ NO DESERTO")

Pra quem conhece muito bem Hillsong, esse nome parece muito familiar. Mas ele tem uma base. Em 1 Co 13.13 diz: "Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor." O apóstolo Paulo vai falando a respeito do amor em 1Co 13, texto bíblico que se tornou repertório de muitos cantores cristãos e até não cristão( Renato Russo, com sua canção Monte Castelo). E sobre esse texto que eu quero compartilhar com vocês no dia de hoje.
O primeiro item que Paulo fala é a  Fé. Em Hebreus 11 diz que a fé é a certeza das coias que não se vêem. E depois  em um outro versículo diz que sem ela, é impossível agradar a Deus. Sem ela, nossas obras são mortas( Tg 2.26), sem a fé, não há expectativa de justiça. Todos já se cansaram de ouvir falar que a "fé move montanhas", ou que "tudo é possível ao que crê". Hoje,no caminho do meu local de prova para o Enem, fiquei pensando:" será que a minha fé é tão pequena que não posso mover nenhuma montanha?" Você já parou pra pensar dessa forma. Será que a nossa fé é insuficiente pra crer que Deus pode curar alguém aleijado? Até que ponto chegou a nossa incredulidade? Deus pode e quer operar os milagres do passado hoje e outros muito maiores. Mas estamos dispostos a viver pela fé? (Hc 2.4)
A segunda coisa que Paulo cita é a Esperança, que está relacionada diretamente com a Fé. a esperança é a continuação da fé, é um pronlogamento da fé.Sem esperança, não há perspectiva no futuro. 1 Co15.13 diz " Se esperarmos em Cristo somente nesta vida,somos os mais miseráveis de todos os homens". Nós, como igreja , precisamos pensar um pouco mais no céu, porque essas coisas terrenas um dia vão passar, mais vamos seguir os mandamentos de Jesus:"Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam(Mt 6.20)".Nossa pátria definitiva não  aqui nesse mundo, mas estamos apenas de passagem. nunca devemos nos esquecer disso.
A terceira coisa é a base das outras anteriores,o Amor,porque a fé a esperança, na eternidade não serão necessárias.Só o amor e somente o amor irá permanecer,pois a essência do caráter de Deus é o amor(1 Jo 4.8). O amor não força os relacionamentos, o amor se preocupa com bem estar do outro mais do que ele mesmo, mesmo que outra pessoa te odeie, o amor não se guarda em segredo,o amor lança fora todo o medo, o amor faz crescer a esperança, o amor acorad sonhos, o amor é sublime,porque é além da razão. Deus é além da razão. É por isso que o amor dura pra sempre.
Graça e paz! 






sexta-feira, 2 de novembro de 2012

ELISEU E A COVA

Depois morreu Eliseu, e o sepultaram. Ora, as tropas dos moabitas invadiram a terra à entrada do ano.
E sucedeu que, enterrando eles um homem, eis que viram uma tropa, e lançaram o homem na sepultura de Eliseu; e, caindo nela o homem, e tocando os ossos de Eliseu, reviveu, e se levantou sobre os seus pés.
2 Reis 13:20-21
Eliseu foi um dos maiores profetas da história de Israel. Era sucessor de Elias,recebeu a porção dobrada do Espírito do SENHOR,da unção sobre seu predecessor. Como qualquer ser humano,ele morreu e foi  sepultado.
Ele foi um homem de Deus,que começou muito bem seu ministério abrindo rios,realizando milagres e prodígios em nome do Senhor,mas ele era uma pessoa muito explosiva e impulsiva.Vemos isso quando ele amaldiçoa jovens de uma cidade e uma ursa sai e mata 42 deles,condenando assim uma geração (leia 2 RS 2.23-24). Se ele não tivesse amaldiçoado aqueles jovens,talvez um deles não poderia sucedê-lo?
Ele foi um homem de Deus,mas não sabia escolher muito bem. Um exemplo claro fica ao escolher Geazi para ser o seu braço direito,alguém estava sendo preparado pra prosseguir seu ministério após sua morte. Provavelmente,Eliseu deve ter visto um pouco de seu caráter uma vez que aquele moço era tão impulsivo quanto o profeta. Mas Geazi revelara ser um mau caráter,pois além de impulsivo era ganancioso. Vemos isso na história da Sunamita ( 2 Rs 4) e de Naamã ( 2 Rs 5). Nesta última,seu pecado lhe traz uma consequência: a lepra de Naamã para sempre na vida dele e de seus descendentes. Uma pessoa leprosa não podia ter contato social,era considerada imunda. Como alguém imundo pode ser porta-voz de Deus na Terra? Impossível !!! Deus não faz acordo com a sujeira e este homem não poderia suceder o profeta.
Neste dia de finados,queria deixar um alerta. Eliseu morreu sem sucessores.Depois de sua morte nenhum profeta se levantou na autoridade que ele tinha em Israel. A unção dobrada que ele tanto pediu foi com ele para cova. E nós? Será que estamos como Eliseu? A cova é um lugar de estagnação,de esquecimento,onde às vezes as circunstâncias da vida podem levar um morto até nós e ao nos tocar,ele pode mesmo ressurgir,mas nós continuamos mortos,apenas ossos secos no fundo de uma sepultura !!!
O profeta nasceu para profetizar e não ficar numa cova ou no vale de ossos secos. Como em Ez 37,a vontade de Deus é que a gente se levante e saia da sepultura,que deixemos de ser um monte de ossos secos e que nos tornemos um povo forte marchando sobre a tera profetizando vida às nações e a todos aqueles que tem seu coração aberto à mensagem de Deus.

Que Deus nos abençõe