sábado, 24 de novembro de 2012

ISAÍAS: O CRÍTICO

 No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo.
Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam.
E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.
E os umbrais das portas se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça.
Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos.
Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz;
E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e expiado o teu pecado. 

Isaías 6.1-7
Para quem não sabe,o profeta Isaías é um dos profetas maiores do Antigo Testamento e o maior profeta pré - messiânico da Bíblia.  No livro que contém o seu nome,estão inúmeras referências ao Messias e a sua vinda. Mas muitos passam despercebidos por aspectos de sua vida social. Sabe-se que ele foi casado e que teve dois filhos. Ele era um profeta da corte,ele estava junto a ministros de Estado,pessoas importantes e influentes,junto do próprio rei.
Mas apesar de ser um homem da corte real,ele era uma pessoa inconformada com a sociedade na qual vivia,tanto que nos primeiros 5 capítulos a maioria dos oráculos proferidos são de juízo e de maldição,condenando uma geração que realmente não andava de acordo com os propósitos de Deus. Podemos dizer que Isaías era realmente um crítico da sociedade,mesmo na posição em que estava,uma vez que a posição política não é uma das mais confortáveis e moralizadas desde os primórdios.
É nesse momento de tanta crítica e de tantos questionamentos intelectuais que ele tem um encontro com Deus,que muda a sua vida pra sempre. Ele percebe que não é tão nobre quanto pensava,nem tão "certinho" como ele achava que era. Ele percebe a Glória de Deus,a Shekinah,que era tão grandiosa e tremenda que nem os anjos ousavam olhar para Ele,mas proclamavam a Sua santidade,a sua pureza.
Curioso que Deus clamava,a casa se enche de fumaça e geralmente a fumaça não tem um cheiro agradável. Alguma coisa estava sendo consumida: a insolência de Isaías. Seus olhos haviam visto o Rei dos Reis e em Êxodo 33.20, diz a Palavra que ninguém poderia ver o SENHOR  e viver:

 Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face, e viverá ( Êx 33.20).
 Daí,podemos extrair uma importante lição para as nossas vidas hoje: se a nossa carne (natureza) não estiver morta,não veremos a face de Deus. O profeta ele reconhece a sua fraqueza,graças ao seu encontro com Deus. O que foi consumido foi a presunção dele ao se achar com uma conduta irrepreensível e percebe que era tão pecador quanto ao povo que criticava.
 Isaías era um crítico,mas foi necessário ele ter um encontro com Deus para ele enxergar a sua própria fraqueza. E partir daí,aquele homem foi restaurado e realmente usado por Ele para transformar o meio em que ele convivia e influenciar a nação.
  E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. (Rm 12.2)
Que Deus nos abençõe




Nenhum comentário:

Postar um comentário