domingo, 18 de novembro de 2012

FÉ + ESPERANÇA + AMOR


(POSTADO NO DIA 05/11/2010,NO MEU ANTIGO BLOG "A VOZ NO DESERTO")

Pra quem conhece muito bem Hillsong, esse nome parece muito familiar. Mas ele tem uma base. Em 1 Co 13.13 diz: "Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor." O apóstolo Paulo vai falando a respeito do amor em 1Co 13, texto bíblico que se tornou repertório de muitos cantores cristãos e até não cristão( Renato Russo, com sua canção Monte Castelo). E sobre esse texto que eu quero compartilhar com vocês no dia de hoje.
O primeiro item que Paulo fala é a  Fé. Em Hebreus 11 diz que a fé é a certeza das coias que não se vêem. E depois  em um outro versículo diz que sem ela, é impossível agradar a Deus. Sem ela, nossas obras são mortas( Tg 2.26), sem a fé, não há expectativa de justiça. Todos já se cansaram de ouvir falar que a "fé move montanhas", ou que "tudo é possível ao que crê". Hoje,no caminho do meu local de prova para o Enem, fiquei pensando:" será que a minha fé é tão pequena que não posso mover nenhuma montanha?" Você já parou pra pensar dessa forma. Será que a nossa fé é insuficiente pra crer que Deus pode curar alguém aleijado? Até que ponto chegou a nossa incredulidade? Deus pode e quer operar os milagres do passado hoje e outros muito maiores. Mas estamos dispostos a viver pela fé? (Hc 2.4)
A segunda coisa que Paulo cita é a Esperança, que está relacionada diretamente com a Fé. a esperança é a continuação da fé, é um pronlogamento da fé.Sem esperança, não há perspectiva no futuro. 1 Co15.13 diz " Se esperarmos em Cristo somente nesta vida,somos os mais miseráveis de todos os homens". Nós, como igreja , precisamos pensar um pouco mais no céu, porque essas coisas terrenas um dia vão passar, mais vamos seguir os mandamentos de Jesus:"Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam(Mt 6.20)".Nossa pátria definitiva não  aqui nesse mundo, mas estamos apenas de passagem. nunca devemos nos esquecer disso.
A terceira coisa é a base das outras anteriores,o Amor,porque a fé a esperança, na eternidade não serão necessárias.Só o amor e somente o amor irá permanecer,pois a essência do caráter de Deus é o amor(1 Jo 4.8). O amor não força os relacionamentos, o amor se preocupa com bem estar do outro mais do que ele mesmo, mesmo que outra pessoa te odeie, o amor não se guarda em segredo,o amor lança fora todo o medo, o amor faz crescer a esperança, o amor acorad sonhos, o amor é sublime,porque é além da razão. Deus é além da razão. É por isso que o amor dura pra sempre.
Graça e paz! 






Nenhum comentário:

Postar um comentário