segunda-feira, 30 de março de 2015

SOBRE O AMOR

Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura o ciúme; as suas brasas são brasas de fogo, com veementes labaredas.
As muitas águas não podem apagar este amor, nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens de sua casa pelo amor, certamente o desprezariam.

Cânticos 8:6-7 
Esse texto é muito interessante. O livro de Cânticos é um pouco menosprezado pelos pregadores pelo fato de, segundo alguns entendidos sobre teologia, ser o livro mais "erótico" da Bíblia. É bem verdade que os Cânticos de Salomão falam de partes do corpo como os seios,as coxas,o pescoço,enfim daquele desejo e atração que os noivos tem um pelo outro,fazendo belas declarações de amor um para o outro,enfim,é um livro romântico mas ao mesmo tempo pesado. Eu imagino o trabalho que o tradutor da Bíblia teve para não escandalizar alguns irmãos que consideravam falar de sexo dentro das igrejas um tabu, coisa que perdura até hoje, infelizmente.
Entretanto,essa não é a minha ênfase hoje. Mas o que me chama atenção a atenção neste fragmento da Palavra de Deus é exatamente a analogia que podemos fazer sobre o amor de Deus. Aqui a noiva começa falando sobre o selo. Hoje em dia o selo posto nas cartas é um sinal de confidencialidade (se é que existe essa palavra),ou seja, a garantia de que aquela correspondência chegará ao seu destinatário e de que ela é inviolável,certo? Na Bíblia,esse selo de que esta mulher está falando é um sinete feito de metal ou de pedra e usado em um colar. O selo,então nos traz a ideia de que é feito pra lembrar algo a alguém,pois ela diz para o noivo para pô-la como um selo sobre o coração ou sobre o braço. Ou seja,pra o noivo não esquecê-la. E Deus não se esquece de nós jamais. Estamos gravados no coração D'Ele. O selo também denota autoridade. Na antiguidade,os reis colocavam em seus decretos usando o selo,a marca posta em seu anel. E Deus concedeu autoridade do Espírito Santo a todos aqueles que o amam. O selo também revela que algo é de uso exclusivo e nós somos Propriedade Exclusiva de Deus ( 1 Pe 2.9; Ef 1.12-14).
E esta marca,este selo é posto sobre o coração. Vamos primeiramente pela a anatomia. O coração é um órgão vital,não é mesmo? Ele bombeia o sangue por todo o corpo,este sangue que está carregando os nutrientes e o oxigênio para os órgãos do corpo,que absorvem este material e liberam o gás carbônico pra que ele possa ser eliminado através da respiração. Em outras palavras, ela quer ser lembrada como o mais importante. E nós somos importantes para Deus. O coração também é uma forma poética para se referir a alma do ser humano. E assim somos selados para Deus para o Dia da Redenção.
"O amor é forte com a morte". Assim como da morte ninguém escapa,também não podemos fugir das demonstrações do amor de Deus: desde a complexidade do Universo até o ar que respiramos!!! Todos querem ser amados e todos querem encontrar o amor verdadeiro. E nós conhecemos o amor que dura para sempre (1 Co 13). Quem não daria qualquer coisa coisa ou abriria mão de tudo por alguém que ama de verdade? Pois é,meus amigos: Deus abriu mão de quem mais amava por nós !!

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 3:16




4 comentários:

  1. Não comentou o final do v.6???? Que fala sobre a sepultura e sobre as labaredas????

    ResponderExcluir
  2. não foi a noiva que disse: quem disse pôe-me como selo foi o noivo a noiva.

    ResponderExcluir
  3. Sim. Foi a noiva q disse" Poe- me como selo sobre o teu coração..."

    ResponderExcluir