quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

ORFA E RUTE

Olá galera,
Fiquei um tempinho sem PC  e não pude postar nada por uns dias,mas graças a Deus estou com meu computador de volta e pude finalmente colocar uma coisa aqui que eu queria compartilhar com vocês.
Nos dias de hoje,vivemos o tempo de facebook,twitter,os i-pod,i-pads,i-phones,internet,etc. Temos a possibilidade de falar com qualuqer pessoa em qualuqer lugar do mundo. De certa forma,estamos tão perto mesmo estando tão longe,não é? A tecnologia se renova com muitas novidades no mercado e com pouco tempo,o que antes era novo se torna obsoleto e descartável. Já percebeu que os nossos relacionamentos com as pessoas se tornou assim,descartáveis como copos e pratinhos de festa? Se isso te revolta,então nós somos irmãos. Isso tem me incomodado nos últimos dias.
O mundo corrido e corrompido de hoje nos leva,até mesmo involuntariamente a nao darmos a devida atenção aquem nós amamos ou dizemos amar. O ter ficou mais importante que o ser e para nossa tristeza,esse problema tem adentrado em nossas igrejas. Os relacionamentos estão cada vez mais superficiais,o marido não conhece sua esposa,divórcio por causas fúteis causadas por falta de diálogo,amizades que se prendem a lugares,circunstâncias e momentos. Hoje em dia é raridade achar um "(...)amigo mais chegado que um irmão (Pv 17.17)",com quem você compartilha suas dúvidas,seus planos,seus sonhos,alguém que chora e que ri com você,que te dá um conselho e te ajuda nas horas que ninguém mais quer saber de te de dar um apoio.
Mas a Palavra de Deus nos ordena a não nos conformar com esse mundo e como inconformado que sou,busco na Bíblia exemplos que nos motivam e por modelos assim que todos nós,não só eu,deveríamos procurar. Achei o exemplo de Orfa e Rute. Veja a História:

 Rute capítulo 1

Elas eram noras de uma mulher chamada  Noemi,que perdera o seu marido e seus dois filhos. As três viúvas foram para Israel depois da notícia de que a fome naquela terra tinha acabado. Noemi,por não pode gerar filhos para se casarem com aquelas mulheres,pois era tradição na época,tentou convencê-las de retornarem para a sua terra,Moabe. Orfa,vendo que sua sogra não tinha mais nada a oferecerse despediu e voltou,mas Rute não abandonou aquela mulher. Ela foi leal a sua sogra e Deus honrou Rute por sua amizade incondicional,se você observar os demais capítulos do livro de Rute. Que tipos de pessoas temos sido umas com as outras? Temos sido Orfa ou temos sido Rute? o que vale mais: o ter ou o ser? Será que os nossos relacionamentos são baseados no que os outros podem nos dar ou nos oferecer? Ou temos refletido para as pessoas o amor de Deus,que é incondicional?
Pense nisso e que Deus te abençõe


sábado, 24 de novembro de 2012

ISAÍAS: O CRÍTICO

 No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo.
Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam.
E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.
E os umbrais das portas se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça.
Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos.
Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz;
E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e expiado o teu pecado. 

Isaías 6.1-7
Para quem não sabe,o profeta Isaías é um dos profetas maiores do Antigo Testamento e o maior profeta pré - messiânico da Bíblia.  No livro que contém o seu nome,estão inúmeras referências ao Messias e a sua vinda. Mas muitos passam despercebidos por aspectos de sua vida social. Sabe-se que ele foi casado e que teve dois filhos. Ele era um profeta da corte,ele estava junto a ministros de Estado,pessoas importantes e influentes,junto do próprio rei.
Mas apesar de ser um homem da corte real,ele era uma pessoa inconformada com a sociedade na qual vivia,tanto que nos primeiros 5 capítulos a maioria dos oráculos proferidos são de juízo e de maldição,condenando uma geração que realmente não andava de acordo com os propósitos de Deus. Podemos dizer que Isaías era realmente um crítico da sociedade,mesmo na posição em que estava,uma vez que a posição política não é uma das mais confortáveis e moralizadas desde os primórdios.
É nesse momento de tanta crítica e de tantos questionamentos intelectuais que ele tem um encontro com Deus,que muda a sua vida pra sempre. Ele percebe que não é tão nobre quanto pensava,nem tão "certinho" como ele achava que era. Ele percebe a Glória de Deus,a Shekinah,que era tão grandiosa e tremenda que nem os anjos ousavam olhar para Ele,mas proclamavam a Sua santidade,a sua pureza.
Curioso que Deus clamava,a casa se enche de fumaça e geralmente a fumaça não tem um cheiro agradável. Alguma coisa estava sendo consumida: a insolência de Isaías. Seus olhos haviam visto o Rei dos Reis e em Êxodo 33.20, diz a Palavra que ninguém poderia ver o SENHOR  e viver:

 Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face, e viverá ( Êx 33.20).
 Daí,podemos extrair uma importante lição para as nossas vidas hoje: se a nossa carne (natureza) não estiver morta,não veremos a face de Deus. O profeta ele reconhece a sua fraqueza,graças ao seu encontro com Deus. O que foi consumido foi a presunção dele ao se achar com uma conduta irrepreensível e percebe que era tão pecador quanto ao povo que criticava.
 Isaías era um crítico,mas foi necessário ele ter um encontro com Deus para ele enxergar a sua própria fraqueza. E partir daí,aquele homem foi restaurado e realmente usado por Ele para transformar o meio em que ele convivia e influenciar a nação.
  E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. (Rm 12.2)
Que Deus nos abençõe




domingo, 18 de novembro de 2012

FÉ + ESPERANÇA + AMOR


(POSTADO NO DIA 05/11/2010,NO MEU ANTIGO BLOG "A VOZ NO DESERTO")

Pra quem conhece muito bem Hillsong, esse nome parece muito familiar. Mas ele tem uma base. Em 1 Co 13.13 diz: "Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor." O apóstolo Paulo vai falando a respeito do amor em 1Co 13, texto bíblico que se tornou repertório de muitos cantores cristãos e até não cristão( Renato Russo, com sua canção Monte Castelo). E sobre esse texto que eu quero compartilhar com vocês no dia de hoje.
O primeiro item que Paulo fala é a  Fé. Em Hebreus 11 diz que a fé é a certeza das coias que não se vêem. E depois  em um outro versículo diz que sem ela, é impossível agradar a Deus. Sem ela, nossas obras são mortas( Tg 2.26), sem a fé, não há expectativa de justiça. Todos já se cansaram de ouvir falar que a "fé move montanhas", ou que "tudo é possível ao que crê". Hoje,no caminho do meu local de prova para o Enem, fiquei pensando:" será que a minha fé é tão pequena que não posso mover nenhuma montanha?" Você já parou pra pensar dessa forma. Será que a nossa fé é insuficiente pra crer que Deus pode curar alguém aleijado? Até que ponto chegou a nossa incredulidade? Deus pode e quer operar os milagres do passado hoje e outros muito maiores. Mas estamos dispostos a viver pela fé? (Hc 2.4)
A segunda coisa que Paulo cita é a Esperança, que está relacionada diretamente com a Fé. a esperança é a continuação da fé, é um pronlogamento da fé.Sem esperança, não há perspectiva no futuro. 1 Co15.13 diz " Se esperarmos em Cristo somente nesta vida,somos os mais miseráveis de todos os homens". Nós, como igreja , precisamos pensar um pouco mais no céu, porque essas coisas terrenas um dia vão passar, mais vamos seguir os mandamentos de Jesus:"Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam(Mt 6.20)".Nossa pátria definitiva não  aqui nesse mundo, mas estamos apenas de passagem. nunca devemos nos esquecer disso.
A terceira coisa é a base das outras anteriores,o Amor,porque a fé a esperança, na eternidade não serão necessárias.Só o amor e somente o amor irá permanecer,pois a essência do caráter de Deus é o amor(1 Jo 4.8). O amor não força os relacionamentos, o amor se preocupa com bem estar do outro mais do que ele mesmo, mesmo que outra pessoa te odeie, o amor não se guarda em segredo,o amor lança fora todo o medo, o amor faz crescer a esperança, o amor acorad sonhos, o amor é sublime,porque é além da razão. Deus é além da razão. É por isso que o amor dura pra sempre.
Graça e paz! 






sexta-feira, 2 de novembro de 2012

ELISEU E A COVA

Depois morreu Eliseu, e o sepultaram. Ora, as tropas dos moabitas invadiram a terra à entrada do ano.
E sucedeu que, enterrando eles um homem, eis que viram uma tropa, e lançaram o homem na sepultura de Eliseu; e, caindo nela o homem, e tocando os ossos de Eliseu, reviveu, e se levantou sobre os seus pés.
2 Reis 13:20-21
Eliseu foi um dos maiores profetas da história de Israel. Era sucessor de Elias,recebeu a porção dobrada do Espírito do SENHOR,da unção sobre seu predecessor. Como qualquer ser humano,ele morreu e foi  sepultado.
Ele foi um homem de Deus,que começou muito bem seu ministério abrindo rios,realizando milagres e prodígios em nome do Senhor,mas ele era uma pessoa muito explosiva e impulsiva.Vemos isso quando ele amaldiçoa jovens de uma cidade e uma ursa sai e mata 42 deles,condenando assim uma geração (leia 2 RS 2.23-24). Se ele não tivesse amaldiçoado aqueles jovens,talvez um deles não poderia sucedê-lo?
Ele foi um homem de Deus,mas não sabia escolher muito bem. Um exemplo claro fica ao escolher Geazi para ser o seu braço direito,alguém estava sendo preparado pra prosseguir seu ministério após sua morte. Provavelmente,Eliseu deve ter visto um pouco de seu caráter uma vez que aquele moço era tão impulsivo quanto o profeta. Mas Geazi revelara ser um mau caráter,pois além de impulsivo era ganancioso. Vemos isso na história da Sunamita ( 2 Rs 4) e de Naamã ( 2 Rs 5). Nesta última,seu pecado lhe traz uma consequência: a lepra de Naamã para sempre na vida dele e de seus descendentes. Uma pessoa leprosa não podia ter contato social,era considerada imunda. Como alguém imundo pode ser porta-voz de Deus na Terra? Impossível !!! Deus não faz acordo com a sujeira e este homem não poderia suceder o profeta.
Neste dia de finados,queria deixar um alerta. Eliseu morreu sem sucessores.Depois de sua morte nenhum profeta se levantou na autoridade que ele tinha em Israel. A unção dobrada que ele tanto pediu foi com ele para cova. E nós? Será que estamos como Eliseu? A cova é um lugar de estagnação,de esquecimento,onde às vezes as circunstâncias da vida podem levar um morto até nós e ao nos tocar,ele pode mesmo ressurgir,mas nós continuamos mortos,apenas ossos secos no fundo de uma sepultura !!!
O profeta nasceu para profetizar e não ficar numa cova ou no vale de ossos secos. Como em Ez 37,a vontade de Deus é que a gente se levante e saia da sepultura,que deixemos de ser um monte de ossos secos e que nos tornemos um povo forte marchando sobre a tera profetizando vida às nações e a todos aqueles que tem seu coração aberto à mensagem de Deus.

Que Deus nos abençõe


sexta-feira, 7 de setembro de 2012

JERUSALÉM E A ARCA DE DEUS



E tornou Davi a ajuntar todos os escolhidos de Israel, em número de trinta mil.
E levantou-se Davi, e partiu, com todo o povo que tinha consigo, para Baalim de Judá, para levarem dali para cima a arca de Deus, sobre a qual se invoca o nome, o nome do SENHOR dos Exércitos, que se assenta entre os querubins.
E puseram a arca de Deus em um carro novo, e a levaram da casa de Abinadabe, que está em Gibeá; e Uzá e Aió, filhos de Abinadabe, guiavam o carro novo.
 E levando-o da casa de Abinadabe, que está em Gibeá, com a arca de Deus, Aió ia adiante da arca.
E Davi, e toda a casa de Israel, festejavam perante o SENHOR, com toda a sorte de instrumentos de pau de faia, como também com harpas, e com saltérios, e com tamboris, e com pandeiros, e com címbalos.
E, chegando à eira de Nacom, estendeu Uzá a mão à arca de Deus, e pegou nela; porque os bois a deixavam pender.
Então a ira do SENHOR se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali por esta imprudência; e morreu ali junto à arca de Deus.
E Davi se contristou, porque o SENHOR abrira rotura em Uzá; e chamou àquele lugar Perez-Uzá, até ao dia de hoje.
E temeu Davi ao SENHOR naquele dia; e disse: Como virá a mim a arca do SENHOR?
E não quis Davi retirar para junto de si a arca do SENHOR, à cidade de Davi; mas Davi a fez levar à casa de Obede-Edom, o giteu.
E ficou a arca do SENHOR em casa de Obede-Edom, o giteu, três meses; e abençoou o SENHOR a Obede-Edom, e a toda a sua casa.
Então avisaram a Davi, dizendo: Abençoou o SENHOR a casa de Obede-Edom, e tudo quanto tem, por causa da arca de Deus; foi pois Davi, e trouxe a arca de Deus para cima, da casa de Obede-Edom, à cidade de Davi, com alegria.
E sucedeu que, quando os que levavam a arca do SENHOR tinham dado seis passos, sacrificava bois e carneiros cevados.
E Davi saltava com todas as suas forças diante do SENHOR; e estava Davi cingido de um éfode de linho.
Assim subindo, levavam Davi e todo o Israel a arca do SENHOR, com júbilo, e ao som das trombetas.
2 Samuel 6:1-15
A Arca da Aliança saíra de Quiriate-Jearim do lugar do esquecimento. Após ser esquecida por mais de 40 anos naquele lugar pelo o povo de Deus,ela voltava ao centro da vida cúltica do povo. Davi,novo rei de Israel, havia conquistado Jerusalém,que ficava exatamente no meio geográfico de Israel,unindo as Tribos do sul e do Norte. Como já havia dito,de 1 Sm 7 até 2 Sm 6 a Arca,a Presença de Deus não é mencionada. Significa que nesse período a Presença de Deus não foi considerado um fator importante.

"[Disse Davi]: E tornemos a trazer para nós a arca do nosso Deus; porque não a buscamos nos dias de Saul. " 1 Crônicas 13.3  
Podemos perceber que o temor ao Senhor estava esquecido. E Davi estava disposto a tirar a Arca dessa condição. Será que temos deixado de lado o Nosso Pai,temos abandonado o temor e o respeito a Ele?
Por essa falta de noção do Temor ao Senhor,Davi acaba fazendo o certo de maneira errada. Ele quis transportar a Arca em cima de um carro de boi,como os filisteu fizeram em 1 Sm 6.7-12.

Agora, pois, tomai e fazei-vos um carro novo, e tomai duas vacas com crias, sobre as quais não tenha subido o jugo, e atai as vacas ao carro, e tirai delas os seus bezerros e levai-os para casa.
Então tomai a arca do SENHOR, e ponde-a sobre o carro, e colocai, num cofre, ao seu lado, as figuras de ouro que lhe haveis de oferecer em expiação da culpa, e assim a enviareis, para que se vá.
Vede então: Se ela subir pelo caminho do seu termo a Bete-Semes, foi ele quem nos fez este grande mal; e, se não, saberemos que não nos tocou a sua mão, e que isto nos sucedeu por acaso.
E assim fizeram aqueles homens, e tomaram duas vacas que criavam, e as ataram ao carro; e os seus bezerros encerraram em casa.
E puseram a arca do SENHOR sobre o carro, como também o cofre com os ratos de ouro e com as imagens das suas hemorróidas.
Então as vacas se encaminharam diretamente pelo caminho de Bete-Semes, e seguiam um mesmo caminho, andando e berrando, sem se desviarem, nem para a direita nem para a esquerda; e os príncipes dos filisteus foram atrás delas, até ao termo de Bete-Semes.
1 Samuel 6:7-12 
Deus agiu ali por misericórdia e porque os filisteus eram ímpios,não sabiam lidar com o Senhor e Sua Presença,mas os filhos de Israel sabiam como lidar,eram o Povo Escolhido de Deus. Isso nos revela que não devemos engessar os planos de Deusa uma só forma,por o Espírito Santo numa "caixainha" achando que Ele só vai atuar daquela maneira,daquela mesma forma.NÃO!! Ele age da forma que Ele quer,da maneira que Ele quer,do jeito que Ele quer. Ainda mais quando Ele deixa tudo escrito em Sua Palavra. A Arca tinha que ser levada pelos levitas e não por uma carroça nova. Deus quer fazer morada no Ser Humano e não em caros de bois. A Sua Presença quer estar no homem e não numa carroça nova !!! Aleluia!!
Deus não estava se agradando daquilo,tanto que em um dado momento os bois tropeçaram,a Arca caiu e Uzá morreu. Aí entra um novo personagem na história: Uzá. eu dou aqui 3 motivos para que Uzá morresse:

1) Uzá tinha boa intenção ao tentar segurar a Arca e impedir que ela caísse,mas aquilo não era função dele;estava no lugar errado,na hora errada. Ele não poderia fazer o que fez. Ele quis dar uma "ajudinha " pra Deus. Não tente dar uma "forcinha" pra Deus,Ele não precisa de auxílio humano pois quando o Senhor age,as coisas acontecem;
2) Uzá não percebeu a vontade de Deus. A Arca estava sendo transportada de modoirreverente,com falta de respeito a Lei de Deus. Ele não entendeu que Deus queria a Sua Presença levada pelos seus levitas;
3)O Senhor queria tratar com Davi,Ele queria revelar a seu servo que a obra se faz do jeito e da maneira que Deus quer,e não com boas intenções e vontades humanas. Ao por a mão na Arca, Uzá estava se pindo como adversário dos planos de Deus. em outras palvras,ele se intrometeu naquilo que não era da conta dele.

Davi,ao ver isso,se entristeceu e temeu. E mandou a Arca para a casa de um levita chamado Obede-Edom. davi acho que se o juízo viessse,não iria atingir o rei. Mas o Senhor novamente surpreendeu Davi,porque Ele abençoou Obede-Edom e toda a sua casa. O Espírito Santo sinaliza que devemos fazer a coisa certa do jeito certo como Obede-Edom fez e assim mostrou a Davi.
E quando Davi conduziu a Arca da amaneira certa houve festa,alegria e o seu reino se expandiu.Para trazermos a Presença de Deus a Jerusalém,ou seja,ao centro de nossas vidas,devemos fazer direito e não de qualquer maneira.

Que Deus nos abençõe e nos ilumine


sábado, 1 de setembro de 2012

TRÊS CIDADES E UMA ARCA

Estava lendo a Palavra de Deus por esses dias e meditando percebi algo importante nos livros de 1 e 2 Sm que envolve três cidades: Bete-Semes,Quiriate-Jearim e Jerusalém. As duas primeiras irei falar hoje,neste blog. A última precisará de um estudo mais aprofundado e envolve outras coisas que também são importantes e deixarei para a próxima postagem.

E o carro veio ao campo de Josué, o bete-semita, e parou ali onde havia uma grande pedra. E fenderam a madeira do carro, e ofereceram as vacas ao SENHOR em holocausto.
E os levitas desceram a arca do SENHOR, como também o cofre que estava junto a ela, em que estavam os objetos de ouro, e puseram-nos sobre aquela grande pedra; e os homens de Bete-Semes ofereceram holocaustos e sacrifícios ao SENHOR no mesmo dia.
E, vendo aquilo os cinco príncipes dos filisteus, voltaram para Ecrom no mesmo dia.( 1 Sm 6.14-16)
Vamos por partes. A Arca do Senhor tinha ficado durante 7 meses nas mãos dos filisteus. E a mão de Deus havia castigado os inimigos por estarem com a Arca. E eles devolveram a que eram de direito,os filhos de Israel,que cuidavam dela. Mas há muito tempo a Presença de Deus representada por aquele objeto não era mais respeitada,tanto que foi parar em mãos de forasteiros. Bete-Semes significa "Cidade do Sol",era uma cidade levítica. Mas o conhecer a Lei de Moisés não impediu que os habitantes perdessem o temor ao Senhor e olhassem para dentro da Arca. Como consequência, pessoas morreram.

E o SENHOR feriu os homens de Bete-Semes, porquanto olharam para dentro da arca do SENHOR; feriu do povo cinqüenta mil e setenta homens; então o povo se entristeceu, porquanto o SENHOR fizera tão grande estrago entre o povo.
Então disseram os homens de Bete-Semes: Quem poderia subsistir perante este santo SENHOR Deus? E a quem subirá de nós?
Enviaram, pois, mensageiros aos habitantes de Quiriate-Jearim, dizendo: Os filisteus remeteram a arca do SENHOR; descei, pois, e fazei-a subir para vós. 
Então vieram os homens de Quiriate-Jearim, e levaram a arca do SENHOR, e a trouxeram à casa de Abinadabe, no outeiro; e consagraram a Eleazar, seu filho, para que guardasse a arca do SENHOR.
E sucedeu que, desde aquele dia, a arca ficou em Quiriate-Jearim, e tantos dias se passaram que até chegaram vinte anos, e lamentava toda a casa de Israel pelo SENHOR.
Então falou Samuel a toda a casa de Israel, dizendo: Se com todo o vosso coração vos converterdes ao SENHOR, tirai dentre vós os deuses estranhos e os astarotes, e preparai o vosso coração ao SENHOR, e servi a ele só, e vos livrará da mão dos filisteus.
Então os filhos de Israel tiraram dentre si aos baalins e aos astarotes, e serviram só ao SENHOR.          1 Samuel 6:19-21;7:1-4
Os moradores de Bete-Semes conheciam a Lei,sabiam no que estavam mexendo. Mas eles perderam o temor,o zelo,o respeito por Deus. A Arca não representava mais a Presença do Todo-Poeroso,era visto como um amuleto porque o pecado da idolatria estava tão enraizado na cultura e na mentalidade,que eles ousaram em violar a Arca de Deus. O que nós temos posto no lugar de Deus?  Talvez estamos vendo Deus agir e falar conosco,mas estamos tão insensíveis à Sua Voz e ao Seu Querer que não percebemos a Presença de Deus e perdemos o respeito pela Sua Pessoa. O Pecado nos cega que agimos diante do Senhor como se Ele não estivesse ali. E o julgamento foi pesado,porque além de haver morte naquele lugar,a Arca saiu dali,pois Deus não compactua com o Pecado. Ele habita em santidade.
Dali, a Arca da Aliança vai para Quiriate-Jearim. Foi um lugar de lamento. Mas o povo se lamentava tanto que se lamuriaram por 20 anos. Nesses 20 anos ninguém mudou a sua atitude diante do Senhor,continuou na prática do Pecado. Do que adianta lamentar,se não há conversão,arrependimento,mudança de vida? Foi preciso alguém que se levantasse e denunciasse a atitude do povo. E esse alguém foi o profeta Samuel. Quantos estão dispostos a bater de frente com uma tradição pecaminosa de um povo? Eu sei que eu estou e você? Quiriate-Jearim é um lugar onde a Arca é abandonada,mesmo depois de Samuel ter gritado no deserto. Nos capítulos que se seguem a Arca só será citada novamente em 2 Sm 6,quando ela vai para Jerusalém. Você tem se esquecido de Deus? Você não acha que é hora de se voltar para Ele e deixar que ele retome o centro da Sua vida?

Que Deus nos abençõe e nos faça compreender a Sua Palavra.

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

AVES DE RAPINA

Disse-lhe mais: Eu sou o SENHOR, que te tirei de Ur dos caldeus, para dar-te a ti esta terra, para herdá-la.
E disse ele: Senhor DEUS, como saberei que hei de herdá-la?
E disse-lhe: Toma-me uma bezerra de três anos, e uma cabra de três anos, e um carneiro de três anos, uma rola e um pombinho.
E trouxe-lhe todos estes, e partiu-os pelo meio, e pôs cada parte deles em frente da outra; mas as aves não partiu.
E as aves desciam sobre os cadáveres; Abrão, porém, as enxotava (Gn 15.7-11)
Um dia desses estava procurando na internet algo sobre adoração,ministério de louvor,etc. Até que procurando vi algo que chamou atenção. Um site que dizia sobre Abrão (que se tornaria Abraão)seria o primeiro adorador da Bíblia. Bem,quanto a isso não quero discutir,mas uma passagem sobre o referido homem de Deus me fez refletir.
O sacrifíco de um animal era comum no Oriente Médio há mais ou menos 4 mil anos atrás. Era uma forma de adoração. Abrão estava adorando o Senhor tomando os animais já citados. Mas o que me desperta a atenção a solidão daquele homem já idoso protegendo a sua oferta de louvor e gratidão a Deus das aves de rapina que tentavam profanar ou por o bico sujo naquilo que era consagrado pra Deus.
Nós,como Igreja,somos levados a refletir: o Senhor procura verdadeiros adoradores (Jo 4.23-24). O Pai da Fé nos deu um exemplo lindo de adoração,não só por essa passagem,mas por outras,como não tendo poupado seu filho por amor a Deus. Ele amava a Deus acima de tudo e procurava fazer o melhor por Ele,como o patriarca fez aqui. E nós temos feito o melhor?
As aves de rapina representa o tudo aquilo que nos afasta da de darmos o nosso melhor,de ministrarmos a Deus com excelência. O que tem atrapalhado a sua adoração? Será o pecado,as tentações?
Note que era Abrão que enxotava as aves e não Deus. As tentações são humanas (Tg 1.12-15). Nós é que devemos fugir do atrai a nossa natureza (2 Tm 2.22). Não deixe que NADA atraplhe a sua adoração e devoção a Deus.
Que Deus te abençõe.  

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

QUEBRE O SILÊNCIO



PUBLICADO NO DIA 28/10/2010

"E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia,
E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.
Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que disse: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, Endireitai as suas veredas.
E este João tinha as suas vestes de pelos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos; e alimentava-se de gafanhotos e de mel silvestre.
Então ia ter com ele Jerusalém, e toda a Judéia, e toda a província adjacente ao Jordão;
E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.
E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus, que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?
Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento;
E não presumais, de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que, mesmo destas pedras, Deus pode suscitar filhos a Abraão.
E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo(Mateus 3.1-10)."  

João Batista é um exemplo pra nós de alguém que quebrou o silêncio. Você deve estar se perguntando porque escolhi este tema pra falar hoje. esse lance de quebrar o silencio é a razão de ter feito este este blog e também a razão da Igreja existir(ou pelo menos deveria ser). A maioria das vezes em que a Bíblia fala de silêncio não quer dizer uma coisa boa. 
Em Gn 1.2 Deus estava em silêncio antes de colocar a Terra em ordem. Deus se calou devido os pecados de Israel (1 Sm 3.1). Davi foi omisso no incesto que Amnom cometeu(2 Sm 13), e a consequência é que Davi perdeu dois filhos. Elias se calou diante da ameaça de Jezabel de tirar-lhe a vida, e por causa disso enfrentou uma grande depressão. A Bíblia tem um período de silêncio de mais ou menos 400 anos entre o novo e o antigo testamento, tempo em que a Palestina foi cenário de guerra entre os impérios selêucida,ptolemaico e romano.
E após esse período de silêncio profético surge um homem pregando no deserto chamado João. Filho de sacerdote, ele abriu mão de uma confortável como herança para uma vida de abstinência no deserto. O lugar de sua pregação é bem parecido com os de hoje,um deserto em você não vê esperança, só enxerga o vazio, a realidade de morte e a voz do silêncio é a única que se ouve. O mundo em que vivemos parece e muito com o deserto, mas foi nesse lugar que improdutivo que João Batista foi designado para estabelecer seu ministério abrindo o caminho para o Senhor Jesus.
Uma coisa que admiro em João Batista foi a coragem que ele teve de deixar uma vida confortável, em que ele tinha direito, de comer as gorduras e as carnes sacrificadas(desde que elas fossem ofertas pacíficas ao Senhor) para comer gafanhoto e mel silvestre. Isso demonstra que João não estava comprometido com a religião corrompida e sem poder que havia entrado no templo. O templo não tinha mais Arca, ou seja, a Presença de Deus não estava mais ali, mas tinha saído. E os velhos costumes permaneciam, como se nada tivesse acontecido. 
O profeta teve a coragem de denunciar o pecado da nação e o pecado da "igreja da época", mostrando também que há chance de arrependimento. Ele levou seu chamado até as últimas consequências, não temendo nem mesmo a morte. E a nossa missão como Igreja de Deus, é quebrar as cadeias do silêncio e da indiferença, e proclamar que Jesus Cristo é o Senhor, que ele veio para salvar o que está perdido. Somos cidadãos que guardamos conosco uma grande revelação para a humanidade: o Evangelho de Cristo. 
Quebre o silêncio e marque sua geração! Seja o ponto de exclamação para este mundo!

domingo, 19 de agosto de 2012

PREPARA-TE

Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo.
E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas.
As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo.
Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas.
E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram.
Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro.
Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas.
E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam.
Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós.
E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.
E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos.
E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço.
Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.
Mateus 25:1-13 

No domingo passado estava pregando na Escola Dominical da minha igreja sobre este texto acima. E como gosot de compartilhar a Palavra de Deus para todos aqueles que se interessam em ouvir e aprender dela,quero compartilhar com você,leitor,o que a mim me foi revelado através dessa palavra.
Primeiramente,quando a gente pensa em virgindade a primeira coisa que vem a nossa mente é a pureza,de alguém que se guarda e que se preserva. E assim como essas virgens se guardavam,a Igreja do Senhor também se guarda para o noivo,Jesus. O Senhor ele usa desta parábola para ilustrar a sua Igreja.
E dessas 10 virgens,já perceberam que eles falam de 5 prudentes e 5 loucas? Ora,qualquer um pode notar que é a metade. E metade é um número muito significativo.Metade estava pronta,preparada e a outra estava dispersa,desligada. E hoje,na Igreja,não é parecido? Vemos tanta gente desligada,perdidas na casa do Pai,que estão dentro da Casa de Deus mas não tem nenhum temor e fazem coisam iguais ou piores que os que estão lá no mundo. Não digo que é a metade especificamente,mas aqui a metade nos revlea um número significativo. E quem está ligado tem procurado despertar os que dormem?
O noivo tardava em vir e todas elas,tanto as néscias como as prudentes,dormiram. A Igreja se esfria em seu propósito,não exerce a sua função,nem mesmo as que estão cheias de azeite,nem mesmo as prudentes.
Mas mesmo quando todos dormem,Deus sempre usa alguém que está acordado pra avisar que o noivo vem vindo,pessoas apaixonadas por Ele e por sua causa. E que devemos sair ao seu encontro,buscar a sua face e nessa busca incessante,como aquelas virgens fizeram naquele casamento nesta parábola,elas abriram o caminho para o noivo,o Senhor,anunciando que sua vinda,que o reino de Deus estava próximo. Ele nos levantou para sermos uma geração profética que anuncia a volta do Senhor nos últimos dias para despertar os que dormem.
Mas não se pode ministrar a Deus e por Ele se a sua lâmpada está se apagando.As virgens loucas pediram o azeite emprestrado,mas a busca pelo azeite do Espírito Santo é individual,até porque o nosso Pai usa a cada um de forma diferente,com uma unção diferente pois a Graça de Deus não é engessada,mas trabalha para o mesmo objetivo (pregar a Jesus,o Senhor) de formas distintas. Não se pode ministrar em Nome do Senhor vazio do  Seu azeite.
E por mais imprudência ainda foram buscar ser cheias fora daquele recinto. E aprendo que ainda que você esteja vazio,NÃO saia do cortejo do noivo,pois o Senhor tem azeite pra te derramar sobre a sua vida (Aleluia!!!). Quem já esteve diante do Cristo e se desviou,é mais difícil regressar ( 2 Pe 2.20-22 / Mt 12.43-45). Quando aqueleas mulheres regressaram,já era tarde. Elas ficaram do lado de fora,nas trevas. O noivo não as conhecia porque elas não buscaram N'Ele a unção para as suas vidas.
Por isso,meus queridos, não saiam da Presença de Deus pois ainda que você se sinta sem a unção de Deus,Ele que te ungir nesse dia. Basta você dar lugar e não cochilar enquanto Seu Espírito age. Se buscá-lo,sair ao encontro D'Ele,você vai entender muito bem o que o Senhor que de você.

Que Deus nos abençõe para que nos abra o entendimento e o discernimento da Sua Palavra. Amém !!!!

 

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

A ESPERANÇA EM DEUS NUNCA MORRE


(PUBLICADO NO DIA 20/10/2010)

"Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;
Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação.
O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas.(Hc 3.17-19)"

 
O texto anteriormente citado expressa a esperança do profeta no Senhor. Esperança, palavra tão profunda que o dicionário a descreve como fé no futuro,confiança,expectativa otimista. O ditado popular diz que "a esperança é a última que morre". Habacuque tinha um sonho: era ver sua pátria restaurada porque, afinal Israel era o povo de Deus e a nação escolhida por Ele para abençoar todas as nações.
A esperança produz em nós cinco atributos que eu gostaria de compartilhar com vocês:
O primeiro é a FÉ. A fé é a certeza das coisas que se esperam e de fatos que não se vêem. Na vida, passamos por momentos que nós perdemos a fé. É algo que jamais podemos perder,porque sem ela é impossível agradar a Deus(Hb 11.6). Temos que agarrar nas promessas que Deus nos faz não importa o tempo que levar, e crermos que ele é fiel pra cumprir tudo aquilo que prometeu.
A segunda é a PACIÊNCIA. Os impacientes demonstram que não tem esperança porque querem resolver tudo na força do braço.Em outras palavras, não esperam em Deus. A impaciência também é refletida nos nossos relacionamentos seja na igreja ,ou no trabalho, ou na escola. Paciência para sermos suporte para outras pessoas, entender o mau momento de cada pessoa e orar com ela. A paciência é um atributo divino, porque Deus tem tanta paciência conosco,principalmente quando pecamos. Porque nós não temos paciência com as outras pessoas ao nosso redor?
A terceira coisa é a PERSEVERANÇA. A esperança nos faz persistir no objetivo quando necessário. é o nosso "motor de arranque", porque a palavra diz que haverá aflições mas assim com Jesus, podemos vencer, se perseverarmos. O maior exemplo de perseverança foi o de Deus com a humanidade. Ele tanto nos amou que usou os profetas, usou reis e entregou Seu Único Filho pra nos mostrar que Ele não desiste de nós.Não desista das promessas de Deus, persista ,ore, o tempo pode passar, o mundo pode te dizer não, mas Deus te diz Sim!
A quarta coisa é a GRATIDÃO. Em 1 Ts 5.18 diz: "Em tudo dai graças". Mesmo quando as coisas estão terríveis, a nossa esperança em Deus nos faz perceber que mesmo em tal situação ainda há razão para agradecer. A murmuração entristece o coração de Deus, e quando nós fazemos isso estamos dizendo que Ele não é Deus suficiente.
A quinta e última coisa é que a esperança produz ADORAÇÃO. A diferença de gratidão para adoração é bem simples: Gratidão é atribuir a Deus as coisas que Ele fez, está fazendo, ou fará.  Adoração é adorar a Deus simplesmente por aquilo que Ele é e por tudo aquilo que ele representa em nossas vidas. Jó perdeu tudo, bens e filhos, perdeu amigos ,mas ele continuou adorando ao Senhor. Em 1Sm 12. 15-23 Davi perdeu seu filho,mas ao invés de murmurar e reclamar, ele foi para o templo adorar o Senhor. Paulo e Silas em Atos 16 tiveram suas roupas rasgadas em praça pública, açoitados, levaram surras de varas,jogados no cárcere sem julgamento,mas a meia-noite eles cantavam louvores ao Senhor para toda prisão ouvir.
A esperança nos faz entender que Deus está no controle de todas as coisas, mesmo que nada enxerguemos, mas recostamos nossa cabeça nos ombros de Jesus, e esperamos n'Ele,sabendo que a nossa confiança não é vã.
A ESPERANÇA EM DEUS NUNCA MORRE. OS SONHOS DE DEUS NUNCA MORREM !!!!!!!!

quinta-feira, 26 de julho de 2012

"CHOREM OS MINISTROS DE DEUS (...)"

O livro do profeta Joel é marcante pois além de livro no qual identifico muito com a nossa realidade hoje na Igreja brasileira também é rico em mensagens escatológicas,que vemos se cumprir hoje em nossos dias.
Há uma passagem no referido livro que gostaria de compartilhar com você,se encontra no capítulo 2:

Ainda assim, agora mesmo diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto.
E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal.
Quem sabe se não se voltará e se arrependerá, e deixará após si uma bênção, em oferta de alimentos e libação para o SENHOR vosso Deus?
Tocai a trombeta em Sião, santificai um jejum, convocai uma assembléia solene.
Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, congregai as crianças, e os que mamam; saia o noivo da sua recâmara, e a noiva do seu aposento.
Chorem os sacerdotes, ministros do SENHOR, entre o alpendre e o altar, e digam: Poupa a teu povo, ó SENHOR, e não entregues a tua herança ao opróbrio, para que os gentios o dominem; porque diriam entre os povos: Onde está o seu Deus?
Joel 2:12-17
 
A passagem acima é muito rica para os nossos dias. Israel atravessava tempos difícies e percebemos isso ao lermos o livro do profeta Joel. A guerra,a violência,enfim,o julgamento divino estava sobre aquele povo porque haviam deixado o Senhor. E esse julgamento se estendia por toda a Terra.
O versículo 12 diz: "Convertei-vos a mim de TODO o vosso coração (...)". O significado da palavra converter quer dizer: "fazer mudar de partido,de parecer,de modo de vida." Assim como era o povo,eu e você precismaos sempre nos voltarmos pra Deus,não só pela metade,não só da maneira que convém,mas por inteiro,por completo,até porque Jesus nos fala que não é possível servir a dois senhores (Mt 6.24). Ou serve a Deus ou a escravidão do pecado. O que tem a palha com trigo (Jr 23.28)?;o que tem a luz com as trevas (Jo 12.46)? ; o que tem o novo com o velho( Mt 9.16-17)?
"E rasgai o vosso coração,e não as vossas vestes (...)".  O profeta apela pelo fim da religiosidade,pela aparência de santidade mas com o interior vazio. O homem de Deus faz um apelo contra as máscaras,contra o falso moralismo,contra o cristianismo falso,pois muitos,tanto ontem como hoje,vivem aparentando uma coisa que não vivem. No mesmo versículo,ele lembra as características de Deus,porque as pessoas haviam perdido a referência de quem Deus era. Religiosidade não é conhecimento de Deus. Religiosidade é um engano a si mesmo,é um conjunto de rituais ou de costumes vazios que fazem parecer que Deus está ali,quando na verdade não está. Ele estava advertindo o povo a se voltar para Deus,se lembrar de quem Deus era,é e será eternamente.  Pois Deus está sempre disposto a manifestar a sua misericórdia para aqueles que realmente se arrependem (II Cr 7.14). Mas é necessário que haja arrependimento.
"Tocai a trombeta em Sião (...)". Trombeta,no hebraico original,se pronuncia neste contexto como shophar. Era um instrumento estridente,um dos instrumentos musicais mais importantes de Israel,mencionado cerca de 70 vezes na Bíblia,era feito geralmente de chifre de carneiro. Era bastante usado em tempos difícies mas não necessariamente como instrumento musical mas como sinal de ordem nas guerras antigas. Deus quer chamar a atenção do seu povo para si,do perigo que nos cerca do maior para o menor,para que se arrependam. Por isso,nós,sacerdotes e ministros do Senhor(Ap 1.5-6) precisamos chorar e clamar pelo livramento do Senhor,pela sua misericódia,interceder pelo nosso bairro,pela nossa casa,pela nossa nação porque Deus ouve o clamor dos seus filhos (II Cr 7.14-15; Sl 2.8).
Joel 2.28 não acontece se não houver choro e quebrantamento. O derramar do Espírito não acontece se não houver choro (arrependimento),jejum (negar a si mesmo) e quebrantamento(um coração aberto para Deus).
Que Deus ilumine nossa mente para entendermos a Sua Palavra
Que Deus nos abençõe !!!


terça-feira, 17 de julho de 2012

O COMEÇO DESTA HISTÓRIA

(postado em 15/10/2010 com nome de "Deus e a Humanidade")

Faz algum tempo que eu pensei nisso, e gostaria de compartilhar com vocês. Nunca tinha parado pra pensar dessa forma,é uma ilustração do sentimento de Deus e sua expectativa pela humanidade. Um dia meditando na Palavra, me veio o seguinte exemplo:
Imagine um rapaz que se apaixona por uma linda garota à "primeira vista", e faz o possível pra chamar a atenção dela,tenta ser atencioso,gentil,enfim,tenta se aproximar dela, mas ela foge dele ou é simplesmente indiferente ao sentimento dele por ela Todos os seus esforços eram em vão. Ele se declara pra ela, mas ela continua a fugir dele, aquele jovem fica com o seu coração partido, triste porque ele ama, mas não é correspondido.
Na Bíblia havia um relacionamento assim com Oséias e Gômer, sua mulher,que era um espelho do relacionamento de Deus com Israel. É só ler o livro do profeta Oséias. Assim como sua mulher era infiel, Israel era infiel a Deus;aquela nação o evitava.Buscavam muitas coisas e acabou perdendo a referência,o foco em Deus.
Agora,pensa comigo. Quantas vezes Deus já tentou se aproximar de você e falar contigo e você permanece indiferente a Sua voz e foge d'Ele? Deus tem  declarado amor infinito por você,tanto que Ele entregou Seu Único Filho para que levasse o meu e o seu pecado. Será que já não passou da hora de você corresponder esse amor? Não machuque mais o coração de Deus, dê uma chance para que Ele seja o Seu Salvador e Senhor. Entregue a Ele o comando da sua vida. 


avozdoblog@gmail.com 
twitter: @EronSantos92

quinta-feira, 12 de julho de 2012

JOSIAS: UM REI,UMA LEI,UMA FÉ

Motivado pela postagem anterior,me dedico a falar um pouco desse rei tão importante para a história do Reino de Judá e consequentemente,para a história do povo de Deus. Antes de começar a ler essa postagem,gostaria que antes você lesse o livro de 2 Crônicas 34.1-19.
Texto de 2º Crônicas 34

Para começo de conversa,temos um rei que assumiu o trono com 8 anos de idade em um período de instabilidade política. A maioria dos historiadores concordam que ele deve ter reinado entre os anos de 640-609 aC. Seu pai,o rei Amom,havia sido assassinado por seus próprios servos no palácio. Amom era um rei ímpio e sua morte foi um julgamento divino por suas iniquidades. E em seu lugar uma criança assume o poder. E exatamente alguém que as pessoas desdenhavam pela sua idade mudou a história de um povo que andava em pecado quando este cresceu. Não há idade para ser chamado por Deus e para você fazer sua obra,seja uma criança ou uma pessoa idosa. E Jesus também já nos disse que quem não recebesse o Reino de Deus como uma criança jamais entraria no Reino dos Céus (Mc 15.10).
Josias vivia num ambiente idólatra: seu avô Manassés foi assim,seu pai amom também seguiu o mesmo caminho e como autoridades,levaram o povo ao mesmo caminho. Josias poderia ter seguido o mesmo caminho,mas ele decidiu seguir um caminho diferente. O seu nome significa "Curado por Jeová", e só quem é curado pode ser instrumento nas mãos de Deus para realizar mudanças ao seu redor,pois de uma fonte doce não pode jorrar água salgada e vice-versa;não se pode plantar bananas e colher mangas!!!
Com 8 anos ele se torna rei, com aproximadamente 16 anos( "no 8º ano de seu reinado" cf. v.3) assume um compromisso com Deus e com 20 anos("no duodécimo ano") começa a mobilizar toda uma nação,toda a uma geração à restauração,á mudança de um estilo de vida,a buscarem o Senhor e a viverem para Ele. O rei restaura a adoração,conscientiza o povo que a vida deles necessitava de girar em torno do Senhor. E começou a tirar todos os altares de idolatria,a reformar o templo,etc. e toda a nação estava empenhada naquilo.
E nessas buscas eles reencontram o que o tempo e o pecado haviam perdido: o Livro da Lei. A referência havia sido perdida e agora foi achada. Aqui percebemos um princípio que é necessário que hajam mudanças na nossa vida,reformas,restaurações - que são dolorosas e dão trabalho - pois sem elas não recuperamos a nossa referência de vida. Sem algo para nortear a nossa vida, a gente se perde. Essa é a necessidade de nos voltarmos pra Deus,pois assim achamos o Senhor,voltamos  a essência da adoração,àquilo que nos alimenta,que nos sustenta que é a Palavra de Deus. 
E tudo isso aprendemos com esse homem de Deus que foi agente de transformação para o povo de Deus. Que a gente possa aprender mais com a vida desse rei e ler mais a Bíblia,pois ela é o manual de fé e prática que norteia a nossa vida.

Que Deus te abençõe.



segunda-feira, 9 de julho de 2012

DESCULPE O TRANSTORNO: ESTAMOS EM OBRAS

Com certeza você já viu esse aviso alguma vez na sua vida,seja no hospital,na rua ou em qualquer outro lugar. Essa plaquinha ao lado simboliza muito bem isso. 
A mudança do nosso blog me inspirou a falar exatamente sobre esse tema: Obras. E toda obra dá muito trabalho. Quem nunca fez algum tipo de obra em casa? Ou reforma? Eu particularmente não gosto de obra porque além de dar trabalho você fica incomdado com os barulhos típicos de obra e ainda sem um lugar em que se possa descansar em paz. Além do trabalho para limpar a sujeira que fica,tirar a poeira que ela causa,a mudança dos móveis,quebrar parede,trocar azulejos e etc. Em suma,incomoda pra caramba entretanto, sem ela as melhorias no ambiente não acontecem. Sei disso muito bem pois eu vivo isso. De vez em quando a minha casa tá sempre fazendo obra e até mesmo minha igreja está em obra.
Agora o que me motivou a escrever isso é que a Palavra de Deus fala muito em obras. A principal é a obra de salvação,onde o Senhor restaura o coração do homem e o convence do seu pecado e erro,onde há a conversão e começa o processo de restauração daquela vida,e onde antes havia práticas malignas agora há um coração voltado para Deus.Outro exemplo claro de obra na Bíblia é a reconstrução de Jerusalém por Neemias (leia Ne 6),onde aquele homem além estar tendo grande trabalho ainda havia gente querendo atrapalhar o andamento das obras de construção.
Poderia falar também da reforma do rei Josias,em 2 Cr 34.1-18,que depois de seus antecessores profanaram o templo do SENHOR,ele reparou aquela Casa de Adoração,tirou os altares a outros deuses daquele lugar,convocou os levitas para a reforma,recolheu impostos para aquela mudança,houve uma mobilização coletiva do povo,dos levitas,dos sacerdotes,enfim,de todos. E aquela bangunça toda,de arrumação,de mexe ali,mexe aqui,tira móveis,tira altar,eles encontram o Livro da Lei de Deus. Se você acompanhar os livros de 1 e 2 Reis e 2 Crônicas você irá perceber que a referência,aquilo que ensinava o povo como servir a Deus de maneira santa e digan havia se perdido. O povo seguia outros deuses e outros mandamentos que não eram do Senhor Deus. E quando o Livro da Lei é achado há um retorno,uma conversão. A referência aos padrões divinos é recuperada durante a obra. 
Trazendo para nossa vida eu posso tirar as seguintes lições: A obra que Deus faz em nós ao tratar nosso caráter,nossas atitudes é algo que dá trabalho e é necessário domínio próprio. Não é fácil,é algo dolorido que no fim vai valer a pena. Eu sei porque existem dificuldades,a gente é entregue à morte todo o dia (Sl 44.22) por amor a Deus. Se você está passando pelo processo de renovação da sua mente não se deixe abalar,nem se deixe abater. As mudanças são necessárias. E se O Pai te confiou algo para faça,faça,mesmo que você não se ache capaz. De alguam forma Deus vai te usar,mas permita que ele faça essa obra. 

E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2